Longas férias parte 1 – Dubai

Home/Continentes/Ásia/Dubai/Longas férias parte 1 – Dubai

Longas férias parte 1 – Dubai

Por Jaqueline Furrier
Colaboração Mel Reis

Para não cansar, a postagem sobre a viagem de 22 dias (de 20.12.13 a 12.01.14), que fiz com amigos pelo sudeste asiático será dividida em seis postagens: Dubai, Saigon e Hanói, Ha Long , Vietnã de bike, Camboja e Laos.

Vou começar por Dubai, onde fiquei somente dois dias, na conexão da volta, pois além de ser um destino bastante procurado por brasileiros é um excelente ponto de conexão para toda a Ásia.

O roteiro sobre o qual vou escrever nesta e nas postagens seguintes foi todo percorrido com mais duas famílias amigas (dois casais cada um com seus dois filhos jovens), eu, meu marido, minha filha de cinco anos e uma ajudante, mas em boa parte da viagem contamos com a companhia de mais amigos.

De 29.12 a 06.01, período do pedal pelo Vietnã e Camboja, éramos vinte e quatro amigos. Todos, sem exceção, adoraram a viagem e espero que nossa experiência possa inspirar você.


DUBAI

A escolha da conexão se deu tão somente por motivos logísticos e de custo, pois sem dúvida Dubai e Abu Dabi, nos Emirados Árabes, com seus voos diários a partir de São Paulo e Rio de Janeiro, têm excelentes ofertas de voos para toda a Ásia.

Eu tinha certo preconceito pela cidade sem história, criada do nada com dinheiro do petróleo, mas confesso que me surpreendi. Encontrei uma cidade moderna, rica, muito bem planejada e, apesar de todo o seu esplendor parecer um tanto inadequado em um deserto em pleno Oriente Médio, bastante cosmopolita, ao menos para aqueles que a visitam.

O aeroporto não deve nada aos melhores da Europa e Estados Unidos e a Emirates tem um serviço reconhecidamente muito bom. Eu tinha uma expectativa muito grande e me frustrei com o conforto e serviço da classe executiva, mas nada que se compare aos péssimos serviços da TAM. As poltronas do Boeing 777, que faz a rota SP/Dubai, reclinam 180º, mas não se fixam como cama, e as do mesmo avião que faz a rota Dubai/Saigon nem sequer reclinam totalmente. Em relação à comida a bordo, também já tive melhores experiências, mas com certeza é acima da média.

Por outro lado, os serviços de terra são excelentes. Para quem viaja de classe executiva, a empresa oferece carro com motorista para ir e voltar do aeroporto de saída e destino, acomodação em hotel cinco estrelas para quem tem conexão longa (nosso caso), lounges muito bem equipados e com comida e bebidas de excelente qualidade. 

Os passageiros de todas as classes podem se beneficiar de visto gratuito para uma estadia de até 96 horas, pernoite em hotel de categoria turística, com transfer. As informações de como obter o visto estão no final do post.

O serviço de atendimento ao cliente também é muito bom, apesar de um pouco demorado, por telefone (5503-5000) e e-mail (stpcsao@emirates.com). Eu e meus amigos compramos as passagens diretamente pelo site e por e-mail fizemos as solicitações de hotel, transporte e visto.

A nossa porta de entrada no Vietnã foi Saigon e a conexão em Dubai foi de 12 horas, tempo suficiente para dormir em um hotel, numa cama de verdade. A duração da conexão de ida foi um ponto favorável para a escolha da companhia aérea, pois acho que é melhor numa viagem tão longa poder ir a um hotel, tomar um banho, dormir etc…. do que fazer uma conexão de poucas horas. A escolha de uma conexão na Europa, por exemplo, faz com que se viaje por bem mais do que 20 horas sem descanso. Considere a hipótese de uma conexão longa o suficiente para dormir em um hotel ao menos 6 horas, quando o seu destino for distante.

Onde ficar:

A cidade é bastante espalhada. Para ir a qualquer canto é necessário usar carro ou táxi. Sendo assim, acho que o interessante é escolher o local do hotel baseado na proposta das suas férias.

Se quiser praia ou estiver com crianças, o melhor é escolher um hotel de frente para o mar, de preferência próximo ao hotel Burj Al Arab. Ao redor deste e da mesma rede há quatro hotéis, três dentro do complexo do Madinah (ver abaixo) e o hotel Jumeirah Beach, que oferece um centro de mergulho, cinco piscinas, kids club e um clube para adolescentes, além de acesso ilimitado ao Wild Wadi Water Park.

Também são boas opções as regiões de Al Sufouh, ainda a beira mar ou  Al Barsa, entre as duas avenidas paralelas à praia. Essas áreas têm acesso mais fácil a outras regiões da cidade

Se optar por ficar num dos hotéis localizados em Palm Jumeirah, famosa palmeira construída sobre o mar, ou  em Dubai Marina e Jumeirah Residences Road, tenha em mente que levará ao menos 40 min para Downtown Dubai.


Para quem está à procura de compras e night life, talvez ficar em Downtown Dubai seja mais conveniente. Esse complexo em torno do Dubai Mall  tem uma enorme concentração de hotéis e restaurantes de arquitetura moderna e bem cosmopolita.

Ligada a essa área está o centro financeiro, que também oferece excelentes opções de hotéis e restaurantes. Cheque as regiões conhecidas como Trade Center 1 e Trade Center 2 .

 

Ficar ao lado Creek, nas regiões de Bur Dubai ou Deira, pode ser mais em conta, mas ficará distante das boas praias. O Creek é um braço de mar que divide a cidade e local de sua fundação no século XIX pela família Bani Yas, que estabeleceu a dinastia Al Maktoum, que reina até hoje. 

Nós ficamos no Jumeirah Emirates Towers no centro financeiro.  muito bom, mas achei o serviço confuso, embora atencioso. O hotel oferece alguns horários de transfer para o Dubai Mall e para o hotel Jumeirah Beach, onde os hóspedes têm acesso gratuito à praia do hotel e ao Parque Aquático Wild Wadi.  Fiz a reserva pelo booking, mas não tem pechincha. Se for ficar uma semana, acho que vale cotar pacotes com terrestre e aéreo.

 

O que fazer:

A cidade oferece infinitas opções para os mais diversos gostos. No entanto, como fiquei apenas dois dias, procurei entender um pouco como a cidade se apresenta e optei por alguns programas turísticos que cabiam no tempo disponível. Tente fazer as reservas para passeios e restaurantes do Brasil, principalmente se for alta temporada.

Nós chegamos ao hotel por volta das 7:00 da manhã e às 10:00 já estávamos de saída para pegar o Big Bus Dubai.São duas linhas que percorrem boa parte da cidade, a azul segue em direção às praias e a vermelha percorre o centro. Como era sexta-feira, dia sagrado para os muçulmanos, todas as atrações do centro (museus, bazares etc…) estavam fechadas. Optamos, assim, pela linha azul que percorre as praias.

A linha azul começa no  Wafi Mall, na região central, e segue em direção à Mesquita Jumeirah, única da cidade que não muçulmanos podem visitar, exceto à sextas-feiras.

De lá o percurso segue pela Jumeirah Beach Road, que segue paralela à praia, percorrendo um área residencial da cidade. Nessa rota o ônibus passa pelo shopping Mercato, de arquitetura italiana, segue em direção ao Parque Jumeirah Beach, onde às terças e quartas seu uso é restrito às mulheres e continua em direção à praia pública.

Na sequência, a parada é Souk Madinat Jumeirah.

O complexo de arquitetura árabe agrega um shopping no estilo de um mercado árabe, três hotéis, mais de vinte restaurantes (muitos com vista para o mar ou para o Burj Al Arab), praia privativa, kids club, parede para escalagem e muito mais. Clique aqui para ver o mapa.

Paramos para almoçar no The Meat Co, uma steak house, com vista para o Burj Al Arab

Depois do almoço fizemos um tour num abra (pequena embarcação local) pelos canais entre os hotéis. Fiz para agradar a minha filha e por curiosidade, mas o passeio de 20 min fica monótono depois de 5 min, e custa caro: USD 25 por pessoa.

Depois dessa parada de mais ou menos duas horas, seguimos no ônibus em direção a Jumeirah Palm até o hotel Atlantis The Palm, onde se localiza a Baia dos Golfinhos, que oferece diversas atividades com esses animais, o parque aquático Aquventure, o aquário The Lost Chambers, inspirado no mito de Atlântida, e atividade de encontro com animais aquáticos (Marine Animal Adventure) e centro de mergulho. Infelizmente não havia tempo para visitar.

O ônibus seguiu então em direção à Sheikh Zayed Road, outra avenida paralela à praia, onde está o Shopping Emirates, no qual se encontra um centro de ski e o maior parque de diversões indoor da cidade, o Magic Park.  As atrações ficam abertas até a meia noite e as lojas até às 2:00 da manhã.

Na mesma avenida está o Dubai Mall, que visitamos no dia seguinte de manhã. Essa é a parada para quem quer visitar o observatório do Burj Khalifa, prédio mais alto do mundo (828 m e 160 andares). O observatório fica no 124º andar e a entrada se dá pelo Dubai Mall. Comprando-se antecipadamente o ticket para um horário definido o preço é de quase 1/3 do preço do para entrada imediata (125 AED ao invés de 400 AED). Programe-se.

Do Dubai Mall o ônibus volta ao ponto inicial no Wadi Mall, onde também é possível fazer a conexão com a linha vermelha na sua terceira parada.

Fizemos a conexão e depois de passar pelo Parque Creek, que conta com muitas atividades e atrações para famílias, seguimos para o calçadão do Creekpara pegar um dhow (barco tradicional árabe) que faz um tour pelo canal e está incluído no ticket do ônibus.

News :

O passeio de uma hora acabou sendo também monótono, pois já estava escurecendo e não foi possível apreciar muito as construções antigas que estão a beira do canal. Sem contar que, quando terminamos, não havia mais ônibus e tivemos que caminhar uns 10 min para conseguir um táxi.



Acho que só vale a pena fazer o tour vermelho e o cruzeiro de dhow se dispuser de um dia para isto e tiver tempo parar na diversas atrações da região: Museu de Dubai, Souk antigo, a restaurada área de Shindagha Heritage, onde se localiza a Casa Sheikh Saeed al Maktoum, avô do atual governante, Mercado do Ouro e o das Especiarias. Esses souks são os mercados árabes tradicionais que ainda se fazem presente na Dubai moderna.

Depois de conseguir um táxi, retornamos na Downtown Dubai para ver a Dubai Fountain, um espetáculo de água e música, performado diariamente às 13:00 e 13:30 e das 18:00 às 22:00, a cada meio hora. Imperdível!

Nessa noite jantamos no Zuma, filial do mesmo restaurante de Londres e considerado pela Time Out (veja abaixo) como o melhor restaurante de comida japonesa da cidade. Eu conheço o de Londres, que é bem bonito e badalado, mas nem de perto é tão descolado como o de Dubai. Fui sem reserva com a proposta de sentar no bar, mas conseguimos uma mesa após esperarmos 30 min. Comemos muito bem.

Foto retirada de: http://www.zumarestaurant.com/

No nosso segundo e último dia, chegamos ao The Dubai Mall com nossa filha (5 anos) e a minha ajudante antes das 10:00 e fomos os primeiros a entrar no aquário.

Depois da visita de 1h30min, levamos minha filha para patinar no gelo na pista de tamanho olímpico, localizada no mesmo shopping. Atenção, se precisar de instrutor tem que reservar com antecedência.

O Dubai Mall é o maior shopping center do mundo. Tem o tamanho de cinco estádios de futebol e não há nada o que se possa pensar que não encontre por lá. Eu só o percorri entre o aquário e a pista de patinação, mas só nesse trecho dá para perceber a imensidão do local, que fica aberto das 10:00 às 2:00 da manhã.

Deixamos a minha filha com a nossa ajudante no Dubai Mall, pois o restaurante At.Mosphera, onde almoçamos, não aceita menores de seis anos. Depois de patinar e almoçar ela se divertiu no Sega Republic, um parque de diversões indoor, também localizado no Dubai Mall. Há, ainda, muitas outras atrações para crianças no mall.

O restaurante At. Mosphera está localizado no 122º andar do Burj Khalifa, e almoçamos no seu lounge.

Fizemos a opção de ir almoçar ao invés de subir ao observatório e acho que valeu a pena, mesmo tendo apenas 180 graus de vista, voltada para a Dubai Fountain, praia, ilhas do mundo e Burj Al Arab. Os outros 180 graus de vista, voltados para o skyline da cidade, são do restaurante e não é possível transitar de um local para o outro.

O restaurante é bem mais formal e caro do que o lounge. É um steak house e tem valor mínimo de consumo diferente para quem quer se sentar ao lado das janelas ou não. 

No lounge são servidos pequenos pratos variados e, embora seja necessário reservar, senta-se na janela por ordem de chegada e é possível pedir para lhe darem uma mesa quando desocupar. Mesmo estando quase no final da refeição nos deram uma mesa com uma bela vista.

Dividimos uma porção de falafel, três mini hambúrgueres e uma burrata com salada de tomates e tomamos duas taças de vinho. A conta ficou muito abaixo do valor de dois tickets de entrada imediata para o observatório e apreciamos a vista confortavelmente.

Também é possível ir ao lounge para um chá da tarde, happy hour ou drinks após o jantar. Reservar é essencial para qualquer ocasião.

 

Após o almoço, fomos sobrevoar a cidade num hidroavião. A empresa Seawings oferece dois tours em Dubai. Ambos sobrevoam mais ou menos as mesmas partes da cidade, a diferença é que o Dubai Creek Silver, sai do Hotel Dubai Creek Resort Yacht Club, que está próximo ao Creek, e o Dubai Jebel Ali Silver sai do Jebel Ali Resort, mais afastado da cidade.

Fizemos o Dubai Jebel Ali Silver, pois como havíamos reservado com somente um dia de antecedência o outro já estava lotado. Se for fazer o mesmo tour que fizemos, leve um mapa com direções de como chegar e calcule uma hora a partir do Dubai Mall. Não se esqueça de levar o passaporte, pois sem ele não permitem que voe.

Como encerramento das nossas poucas horas na cidade, jantamos com todos os nossos amigos no Al Mahara

Foto retirada do: https://www.jumeirah.com/en/hotels-resorts/dubai/burj-al-arab/restaurant-at-burj-al-arab/al-mahara/

É o restaurante mais sofisticado do hotel Burj Al Arab. Rodeado por um aquário, tem menu de frutos do mar e os preços são escandalosamente caros. Sinceramente não recomendo, pois a comida é apenas ok.

Se quiser conhecer o hotel, que só é acessível a quem não está hospedado por meio de reserva em um de seus restaurante, tente o bar Sky View, situado no 27º andar. Tem consumação mínima de USD 90 e serve pratos leves. Nós fomos para um drink antes do jantar e sinceramente achei todo o hotel bem “kicth“, mas gosto é gosto.

Foto retirada de: https://www.jumeirah.com/en/hotels-resorts/dubai/burj-al-arab/restaurant-at-burj-al-arab/skyview-bar/

Como foram somente dois dias, não deu para visitar nenhum dos inúmeros shoppings centers da cidade, mas se tiver tempo, dinheiro e muita disposição vai voltar com várias malas a mais.

Também não havia tempo para visitar Abu Dabi e nem para safaris no deserto, que desconfio sejam bem turísticos. Para quem, como eu, já teve oportunidade de algo mais genuíno, acho que pode dispensar tal tour. Já para aqueles que nunca estiveram em um deserto, penso que é valido.

Quanto a restaurantes, separei abaixo os que a Time Out Dubai elegeu como os melhores de 2.013 e também aqueles que foram altamente recomendados pela revista, no intuito de servir de ajuda na sua pesquisa.

Embora não citado pela Time Out, o Petit Maison é o único restaurante de Dubai na lista dos 100 melhores do mundo, segundo a revista inglesa Restaurant, em 93º lugar. Eu tentei reservar para o mesmo dia e foi impossível.

Restaurantes indicados na Time Out Dubai:

**Restaurant Awards-Winner 2013
* em 2013 altamente recomendado/já recebeu o award-winner em anos anteriores

**Armani/Amal (Indian)
**Armani/Ristorante (Italian)
**Baker & Spice (Cafés)
**101 Dining Lounge and Bar (Mediterranean)
**Jones the Grocer (Cafés/Family)
**La Parrilla (Steakhouses)
**Ossiano (Seafood)
**Ottomans (Arabic)
**Pierchic (Seafood)
**Reflets par Pierre Gagnaire (French)
**Royal China (Chinese)
**The Exchange Grill (Steakhouses)
**Thiptara (Thai)
**Tomo (Japanese)
**Vôi (Vietnamese)
**Zuma (Japanese)

*Benjarong (Thai)
*Bice (Italian)
*Café Arabesque (Arabic)
*Elia (Greek)
*Fish Market (Seafood)
*Hakkasan (Chinese)
*Indego by Vineet (Indian)
*JW’s Steakhouse (Steakhouses)
*Kitchen 45 at Embassy (British)
*Klayya Bakery and Sweets (Arabic)
*Nobu (Japanese)
*Okku (Japanese)
*Options by Sanjeev Kapoor (Idian)
*Ravi Restaurant (Idian)
*Rivington Bar&Grill (British)
*Splendido (Italian)
*Stay by Yannick Alléno (French)
*Thai Kitchen (Thai)
*The Farm (Cafés)
*The Rib Room (Steakhouses)
*Toro Toro (Latin America)
*Traiteur ( French, Vegetarian)
*White Orchid (Asian)
*Wox (Asian)

Bares

**360° (Nightclub)
**Jetty Lounge (Bar&Pub)
**Mahiki (Nightclub)
**Speakeasy Bar (Live Music Bar)
**The Agency (Grape Bar, Outdoor seating)
**The Music Room (Live Music Bar)
**West Beach Bistro & Sports Lounge
**VIP Room (Bar&Pub)
**Zuma (Lounge Bar)

*Belgian Beer Café (Bar&Pub)
*Bliss Lounge (Food Served)
*Calabar (Bar&Pub)
*Embassy (Nightclub)
*Karma Kafé (Bar&Pub)
*MusicHall (Bar&Pub)
*Nezesaussi Grill (Sports Bar)
*Okku (Bar & Pub)
*Oscar’s Vine Society (Food Served)
*Qube (Bar&Pub)
*Rivi Bar (Happy hours)
*Rosso (Outdoor seating)
*The Irish Village (Bar&Pub)

Sobre a obtenção do visto:

consulado dos Emirados Árabes no Brasil informa que “o visto de trânsito deve ser solicitado à Emirates Airlines (para passageiros da Emirates) ou à empresa Marhaba Services (para passageiros de outras companhias aéreas).  E, ainda que “a solicitação do visto de turismo nos Emirados Árabes é feita através da intermediação de sponsors (patrocinadores) que normalmente ficam responsáveis pelos visitantes enquanto durar suas estadas no país“. O passaporte deve estar válido por no mínimo 6 meses na data da viagem.

Para o visto de trânsito na entrada, aos passageiros da Emirates é solicitado apenas o envio por e-mail do passaporte digitalizado e cia aérea procede com a emissão do visto. O visto de entrada é retirado somente no aeroporto quando do check in. É nesse momento que a Emirates entrega também o voucher do hotel, se tiver conexão longa (mais de 8 horas).

Segundo a Emirates, se a conexão da volta também for longa ou se for, como nós, visitar a cidade, a requisição do visto deve ser pedida no aeroporto junto ao Dubai Stopover Counter, localizado na área da imigração.

Esse visto se aplica somente para viajantes da Emirates em trânsito por Dubai, com reserva de hotel confirmada, seguindo para um terceiro destino fora dos Emirados e que realizarão uma parada em Dubai superior a 08:01h e inferior a 96:00h exatas (96 Hours Transit Visa On Arrival), contando exatamente o intervalo de horário de chegada e saída dos voos no sistema de reservas Emirates. Valor: USD 150.

Embora não tenha sido bem esclarecido pela Emirates quando indaguei sobre o visto de retorno, também é possível requerer esse visto no www.emirates.com/br, via VFS Global, depois de já ter utilizado o visto de entrada.

Essa solicitação dever ser feita com antecedência de pelo menos 7 dias úteis antes da efetiva entrada no paísAs dúvidas quanto ao processo de requerimento de visto efetuado através do site devem ser sanadas diretamente com a empresa responsável, em inglês e apenas por e-mail (dvpccustomersupport@dubaivisa.net). O prazo para resposta ao e-mail enviado à VFS Global é de 48 horas. Você recebe o visto no e-mail cadastrado no formulário pelo valor: USD 69.82.

Esse pedido pela internet, além de ser bem mais barato, poupa bastante tempo no aeroporto. Eu pedi que minha secretária fizesse e funcionou muito bem. Os meus amigos que deixaram para requerer no aeroporto, levaram uma hora com a burocracia, isto às 5:20 da manhã, depois de mais de 12 horas de voo vindo de Hanoi com conexão em Saigon.

Documentos e informações necessários para solicitar pela internet: número do localizador da passagem, nome do pai, mãe, data de nascimento e informações do passaporte do passageiro. Além disso, é necessário fazer o upload no site, como arquivos digitais, dos seguintes documentos: passaporte (página com a foto e da página que contém o número), foto 3×4 e comprovante de residência.

Atenção: caso o visto de saída seja solicitado antes da utilização do de entrada, o agente de imigração irá utilizar o visto do retorno, e, assim, o passageiro ficará SEM VISTO para a segunda entrada.


Outras informações: 

País – Emirados Árabes Unidos
Capital – Abu Dhabi.
Data Nacional – 2 de dezembro.
População – 5.06 milhões
Moeda – Emirati dirham (Dh ou AED)
Câmbio – Dh 3.67/1US$. O dirham está oficialmente atrelado ao dólar americano desde fevereiro de 2002.
Religião – Islamismo.
Idioma – árabe, embora o inglês seja amplamente usado nas transações comerciais.
Fim de semana – Sexta-feira e sábado para organismos governamentais. Algumas empresas particulares trabalham seis dias por semana.
Localização – Limitam-se ao norte com o Golfo Pérsico, a noroeste com o Qatar, ao sul e a oeste com a Arábia Saudita e a leste com Omã.
Clima – Temperaturas amenas e dias ensolarados no inverno, e muito calor e umidade nos meses de verão. No inverno, os dias têm temperatura agradável, na média de 24ºC, mas as noites são relativamente frias: de 12ºC a 15ºC na costa, e 5ºC no meio do deserto ou no topo das montanhas.
Fuso horário – 4 horas a frente de Londres (GMT) e 7 horas a frente de Brasília.
Casas de Câmbio – Abertas 24 horas as casas de câmbio estão localizadas próximas aos Portões 8, 18 e 22 dentro do Aeroporto Internacional de Dubai.
Voltagem- 220/240 volts.
Código Internacional de Discagem- 971
Vacinas- é aconselhável checar antes de sua viagem um certificado válido para cólera e febre amarela.
Feriados nacionais – Há dois tipos de feriados nacionais; os que são fixos no calendário e os que são dias religiosos, determinados pelo calendário lunar e que variam de ano para ano. A data precisa só é anunciada dias antes, baseada nos sinais da fase da lua.

Feriados fixos: 
Ano Novo (1º de janeiro); Dia do Monte Arafat (11 de janeiro); Ascensão de HH Sheikh Zayed como rei dos Emirados Árabes (6 de agosto); Dia dos Emirados Árabes Unidos (2 de dezembro).
Feriados variáveis: Eid Al Adha – três dias de festa para celebrar o fim da peregrinação a Meca (janeiro, fevereiro ou março); Ras al-Sana–começo do Ano-Novo islâmico (fevereiro); Mawlidal-Nabi – aniversário do profeta Maomé (maio); Lailat al Mi’raj – ascensão do profeta Mohammed (setembro); Eid Al Fitr – três dias que marcam o final do Ramadã (outubro).

Durante o mês de Ramadã, comer, beber e fumar em público durante o dia é estritamente proibido. Beber álcool em público é proibido, e fumar não é permitido em muitos edifícios da cidade.

Fonte: Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil

By | 2014-10-01T10:45:12+00:00 janeiro 17th, 2014|Ásia, Dubai|1 Comment

About the Author:

One Comment

  1. […] 1. Dubai; 2. Saigon (Ho chi minh) e Hanói; 3. Ha Long Bay; 4. Hué e Hoi An; 5. Camboja. […]

%d blogueiros gostam disto: