Voando com a Azul para Miami e Orlando

Estive poucas vezes na Flórida, e a semana do carnaval de 2016, cujo post sairá em breve, foi o lugar escolhido para uma curta viagem em família. Neste post, falarei apenas sobre minha experiência com o voo da AZUL de Viracopos para Fort Lauderdale e o da volta de Orlando para Viracopos.

Por que AZUL?

Escolhi a companhia por conta do preço das passagens da classe econômica, para minha filha e enteados, e também porque consegui dois bilhetes na executiva por apenas 90.000 milhas cada.

Melhor, ainda, foi ter aproveitado a promoção de bônus para transferência de pontos do cartão de crédito para o programa de milhas TudoAzul. Transferimos numa promoção de milhas em dobro e, assim, cada passagem da executiva (ida e volta) nos custou apenas 45.000 milhas do cartão cada uma. Acompanho esse tipo de promoção e há tempos não vejo mais com tanto bônus, mas com 30% de bônus sempre aparece. Vale a pena trocar na promoção deixar na conta da AZUL (valem por 2 anos) para quando tiver que emitir. Outra dica: quanto mais tempo antes do voo reservar seu bilhete menos milhas custará sua passagem.

Como Chegar a Viracopos:

Como a família é grande, fomos para Viracopos em um carro particular e um táxi, porque a AZUL, embora forneça ônibus a partir do Terminal Barra Funda, do Shopping Eldorado e do aeroporto de Congonhas, não faz reserva de assentos e não garante o embarque aéreo em caso de atraso do ônibus. Assim, melhor ir de carro e deixar no estacionamento ou ir de táxi ou Uber e voltar de ônibus.

A AZUL, tem convênio com o Virapark, que cobra R$ 21,00 a diária para qualquer cliente da empresa aérea. Clientes de categorias ouro e diamante têm descontos maiores. Achei o preço bastante razoável, mas conte com mais meia hora entre estacionar, pegar o micro-ônibus e chegar ao terminal de embarque.

Outra dica: vá de Uber ao invés de táxi, o preço da tarifa mais cara do aplicativo (R$ 221,00) é menos da metade da tabela do taxi (R$ 450,00).

Mesmo na saída do carnaval (viajamos na sexta-feira, dia 05), demoramos apenas duas horas de nossa casa (Jardim Paulista) até o estacionamento, ou seja, quase o mesmo tempo que levaríamos até Cumbica.

Aeroporto e Check in.

O novo terminal internacional de Viracopos já foi inaugurado, mas ainda não está acabado. Parece que vai ficar muito bom, mas por enquanto a área de check-in é pequena, com poucos balcões de atendimento e apenas uma lanchonete da rede Fran’s Café.  A AZUL voa a partir de Viracopos para Fort Lauderdale, Orlando e Punta del Este, mas também partem de lá voos da American Airlines para Miami e da TAP para Lisboa entre outros.

O check-in da AZUL foi a única coisa que me incomodou e muito. Demoramos mais de 40 minutos na fila do check-in da executiva, pois só tinha uma pessoa atendendo e era muito lenta. Depois de muito esperar, fomos atendidos por uma funcionária da loja que foi socorrer a atendente do check-in e está sim sabia fazer as coisas acontecerem.

Também tive uma boa experiência com o pessoal da loja da AZUL no aeroporto, pois tive que mudar a volta de um dos passageiros e fizeram a troca sem custo, apesar da restrição da passagem. Pelo call center disseram-me que era impossível fazer a alteração.

Embarque:

Encontramos a área do raio-x e da polícia federal praticamente vazias. Ponto para o aeroporto.

A parte interna do embarque internacional também está inacabada. Só estão em funcionamento um café e a loja do Duty Free. Há uma sala vip do aeroporto, que pode utilizada por qualquer pessoa pelo valor de R$ 57,00. A única empresa que tem convênio com a sala VIP é a TAP, que disponibiliza gratuitamente o espaço para seus clientes da classe executiva.

Nem a AZUL nem a American Arlines oferece a cortesia ou disponibilizam salas VIPs próprias.

A AZUL, chama para o embarque por setores, mas a fila acabou bastante bagunçada, sem as prioridades devidas. No entanto, o embarque foi relativamente rápido para um voo lotado e o voo partiu no horário.

No caso de haver restado algum assento vago na executiva, a empresa disponibiliza upgrade na hora do embarque ao preço de USD 459. Acho um bom negócio.

O voo Viracopos/Fort Lauderdale:

Os aviões utilizados na rota Viracopos/Fort Lauderdale já são os A330 com nova configuração.

As poltronas da classe executiva reclinam totalmente formando uma cama. Todas as poltronas têm acesso ao corredor, o que proporciona maior privacidade. A tela para o entretenimento a bordo é grande, mas achei que o conteúdo deixa a desejar.

As refeições (jantar e café da manhã) foram servidas numa louça bem bacana e a qualidade da comida bem melhor do que as concorrentes nacionais, mas nada que seja digno de elogios especiais. A opções de bebidas e amenities seguem o padrão das demais cias aéreas (fotos abaixo).

Achei a tripulação bastante solicita e o serviço foi relativamente rápido.

IMG_7905

A minha filha e enteados viajaram na classe econômica, que tem um espaço um pouco maior do que as concorrentes. A telas de TV são individuais e tem manuseio por toque. Como o avião é novo, parece mais confortável que as concorrentes.

A distância de Fort Lauderdale para Miami Beach se percorre em pouco mais de meia hora e não parece ser uma desvantagem ao aeroporto de Miami.

Como regressei ao Brasil a partir do aeroporto de Orlando, não tenho como dar minhas impressões sobre o embarque a partir de Fort Lauderdale, mas li alguns comentários na internet de que não há muitos restaurantes e lojas e que o free shopping decepciona.

Desembarque:

O aeroporto de Fort Lauderdale é um pouco acanhado, mas o acesso ao terminal é por fingers e se dá rapidamente. A área de imigração não é grande, mas funciona. Levamos mais ou menos meia hora para passar pela imigração e quando chegamos na esteira a bagagem já estava à disposição.

As empresas de locação de veículos ficam em um prédio próprio e o acesso se dá via ônibus. Os guichês das locadoras estavam vazios, talvez seja o horário (6h30), e tudo foi muito rápido.

O retorno

Check in:

Ao contrário da partida, o check in da AZUL no aeroporto de Orlando foi muito rápido. O voo estava lotado e mesmo para o check in da classe econômica não havia filas.

Sem qualquer alarde e sem cobrança, colocaram meus enteados e filha na classe conforto, que são as cadeiras das primeiras filas da econômica com um pouco mais de espaço para as perna do que as econômicas.

Embarque:

O embarque também foi bastante ágil e 30 minutos antes do horário de decolagem todos já estavam acomodados em suas poltronas. O avião decolou pontualmente e chegamos em Viracopos 10 minutos antes do previsto.

O voo de Orlando/Viracopos:

Os aviões utilizados na rota Orlando/Viracopos também são os A330 com nova configuração. Como me foi esclarecido por um funcionário da AZUL, quando ocorre algum problema técnico são utilizados os aviões antigos com uma configuração bem mais simples, onde as cadeiras da executiva não reclinam e não há entretenimento de bordo (são oferecidos tablets). Portanto, deve-se contar com a possibilidade de alguma falha neste sentido enquanto a cia aérea não tem toda sua frota renovada. Pelo que entendi, somente no embarque é possível se ter certeza sobre qual será a configuração da aeronave que se voará.

Nosso retorno também se deu no avião com a nova configuração, no qual as poltronas da classe executiva reclinam totalmente formando uma cama (mais detalhes acima).

Foram servidas duas refeições (jantar e café da manhã), mas somente jantei. Os pratos servidos no jantar estavam muito bons (melhores do que os servidos na ida) e sem dúvida muito acima do que é servido pelas concorrentes nacionais e das cias aéreas americanas.

A tripulação, além de bastante solicita e educada, prestou um serviço bem rápido. Pedi para não ser acordada para o café da manhã e nem percebi a movimentação. Ponto para eles!

Desembarque:

A área de desembarque do aeroporto de Viracopos não é muito grande, embora moderna. A área de imigração funciona e quando chegamos à esteira a bagagem já estava chegando. Um ponto negativo é que disponibilizam sacolas, produtos em caixa e outros tipos de bagagem, que não malas, em uma esteira paralela e nesta houve demora (20 min) para que chegassem.

Achei ainda que localização da saída que dá acesso ao controle da alfândega muito acanhado e mal sinalizado. O Duty Free também é pequeno.

Na área de desembarque após a alfândega há apenas um Starbucks funcionando. Funcionários da AZUL auxiliam os que vão fazer conexões e há um funcionário que dá informações e entrega os tickets para aqueles que irão utilizar ônibus para São Paulo. O serviço funciona e não tem fila.

Também se acessa facilmente o estacionamento da Virapark, mas conte com ao menos 1h30min entre desembarcar e pegar seu veículo.

O saldo da viagem ao meu ver foi bastante positivo e sempre será minha primeira opção para essa rota e mesmo outros destinos nos EUA se continuar com bons preços e boas ofertas de emissão de passagens com milhas.

By | 2016-09-25T08:57:43+00:00 fevereiro 27th, 2016|Am. do Norte, Estados Unidos, Matérias|1 Comment

About the Author:

One Comment

  1. […] já teve muitas reclamações com os voos para o EUA, mas a minha experiência, compartilhada num post aqui no blog, foi […]

%d blogueiros gostam disto: