Paris, uma delícia de cidade

Home/Continentes/Europa/França/Paris/Paris, uma delícia de cidade

Paris, uma delícia de cidade

por Jaqueline Furrier
colaboração Mel Reis

Paris, além de linda, combina com boa comida, não é? No entanto, particularmente, acho que não é de todo fácil acertar e comer sempre bem. 

Eu passei dois meses na cidade durante meu ano sabático (98) e voltei muitas vezes depois, mas quase nunca por muito tempo, então, sempre pesquiso o que tem de novo, sem deixar de lado os bons de sempre. Este post, assim, não tem pretensão alguma de ser um guia local de restaurantes, mas como fiz uma pesquisa de lugares próximos aos pontos turísticos, principalmente para almoçar, para a minha última estada (carnaval de 2014), desta vez por nove dias com a família toda, resolvi dividir aqui as minhas pesquisas e experiências.A ideia desta postagem é trazer a lista de restaurantes bem conceituados, muitos deles próximos a pontos turísticos e de compras, onde se pode almoçar, e outros não tão próximos para jantar, todos por um bom preço.

O mapa abaixo, criado por mim, traz marcações dos pontos turísticos, com algumas sugestões de roteiros, assim como todos os restaurantes citados nas matérias jornalísticas que compartilhamos na nossa fan page nesse último ano, todos aqueles classificados como Bibi Gorumand, pelo guia Michelin, e os que detêm 1* Michelin. Todos os restaurantes citados servem refeições, principalmente no horário do almoço, por até EU 35. A maioria dos lugares eu não conheço, mas o selo Michelin e as críticas jornalísticas que separamos  acho que garantem as dicas.

 
Paris não é uma cidade barata e claro é possível almoçar ou até mesmo jantar por menos  do que nos locais aqui citados, mas aí terá que arriscar nos muitos “pega-turistas” ou confiar em outras boas dicas de um amigo, sempre alguém tem uma…
 
Não há dúvida de que uma baguete com queijo e presunto ou um crepe sejam deliciosos, mas não dá para passar dias fazendo lanches, não é? Se essas comidinhas não forem somente mais uma das tantas opções, você vai acabar só comendo bobagem e perdendo o que eu considero um dos bons programas da cidade, que é se deliciar com a rica culinária francesa e, por que não, de outros lugares.
 
Como já disse em outras postagens, eu adoro comer bem e me aborrece comer num lugar mais ou menos, mesmo no almoço, principalmente quando isso se dá porque não sabia que muito perto de onde estava tinha um lugar bacana ou porque não me programei. Espero que isso não aconteça com você após conferir as dicas desta postagem.

Zé Kitchen

 

 
Alguns dos dos lugares listados, principalmente os que têm 1*, oferecem menu de almoço, alguns somente de segunda a sexta, por um preço muito mais em conta do que o do jantar ou o la carte. Assim, não deixe de aproveitar esse horário para conhecer lugares legais que talvez não queira ir à noite, por motivos diversos.
 
Atenção, embora a maioria tenha também bons preços mesmo no jantar, outros podem custar caro nessa refeição ou mesmo no almoço se não pedir o menu do dia. Sugiro que cheque pelo site para ver se a opção está dentro do que gostaria de experimentar e, também, que reserve, pois são muito concorridos. Paris não oferece um site de reservas de restaurantes, então terá que fazer pelo site do restaurante ou por telefone, quando a primeira opção não estiver disponível.
 
Eu sempre planejo o almoço entre 13:30 ou 14:00, quando tenho algo programado para o período da manhã, ou às 12:30 ou 13:00 se o programa a ser feito for após o almoço. Tenha em mente que muitos restaurantes servem somente até as 14:00 e nesses as reservas serão aceitas até as 13:30. Dificilmente terá opções nesse tipo de restaurante entre 15:00 e 17:00. As sugestões serão dadas por região da cidade citando alguns pontos de interesse, no entanto como cada vez mais há opções legais em locais menos turísticos, acho que vale se aventurar por esses lugares no jantar. Não se esqueça que há metrô por todo o canto. Quando eu já estiver ido a um dos lugares comentarei, brevemente, o que achei.
 
 
Rive Gauche e Ile de La Cité:
 
(A) Pantheon, (B) Igreja Saint Etienne du Mont,(C) Sorbone,(D) Museu de Cluny e (E) Catedral de Notre Dame:


Sorbonne, Igreja Saint Etienne du Mont e Pantheon

Embora o Quartier Latin tenha ruas inteiras de restaurantes, as opções são bem turísticas e pasteurizadas. Para fugir desses lugares, tente os seguintes restaurantes:

 
1* Michelin:

La Truffiere (+33 1 46 33 29 82),  atrás do Pantheon e da igreja Sainte Etienne Du Mont.

La Truffiere. Fotos obtidas em: www.la-truffiere.fr/‎






















Itinéraires (+33 1 46 33 60 11), mais próximo ao Sena.

Itinéraires. Foto obtida em: http://www.restaurant-itineraires.com/

 

 
Bibis Gourmands:

Terroir Parisien (+33 1 4431 5454). comandado pelo chef Yannick Alléno, que tinha 3* quando chef do restaurante do Hotel Maurice. Próximo ao Pantheon e à Sorbonne.Le Bistro des Gastronomes (+33 1 4354 6240). Mais próximo ao Jardin de Plantes.

Aux Verres de Contact (+33 1 4634 5802), mais próximo ao Sena do que os citados acima, serve uma comida de com pratos da estação, com ares modernos. Almocei com as crianças (março/14) e todos gostaram.
 
Le Ribouldingue (+33 1 46 33 98 80), localização excelente, praticamente em frente à Notre Dame. Serve comida clássica de bistrô. Fui no jantar com crianças )março/14) e, apesar das poucas opções, tudo estava gostoso.
 
Notre Dame
























(A) Torre Eiffel, (B) Campos de Março, (C) Museu das Armas/Túmulo de Napoleão e (E) Museu Rodin:

De cima para baixo: Museu de Armas, Túmulo de Napoleão, Torre Eiffel, Campos de Março, e Museu Rodin

 





















Nessa região há muitas opções. Bem próximos à Torre Eiffel estão:
 
1* Michelin:

Les Fables de La Fontaine (+33 1 4418 3755)

Les Fables de La Fontaine. Foto obtida em: http://www.lesfablesdelafontaine.net/1.aspx

 

Bibi Gourmands:

Café Constant (+33 1 4753 7334)
 
 
Pottoka (+33 1 4551 8838)

Au bon  Accueil (+33 1 4705 4611)


Le Clos de Gourmets (+33 1 4551 7561)



Ainda no 7º Arrondissement, são boas opções:
 
1* Michelin:

Auguste (+33 1 45 51 61 09)
 
Bibi Gourmands:

Laiterie Sainte Clotilde (+33 1 45 51 74 61)

Bistrot Belhara (+33 1 45 51 41 77 )Chez Les Anges (+33 1 4705 8986),

 
La Afriollé (+33 1 4418 3133), almocei super bem com toda a família. Somente serve menus de dois ou três pratos, mas oferece muitas opções. Local moderno com clássicos reinventados. Estava cheio de locais no sábado.

Foto obtida em: http://www.laffriole.fr/

 




Crítica: 

 

Chez L’Ami Jean (+33 1 4705 8689), indicado no Caderno Paladar do Estadão em 2008, segue firme na sua proposta. Difícil de conseguir reserva e para mais de quatro pessoas, eu diria, impossível.
 
Dos citados no bloco acima, os dois primeiros estão muito próximos ao Museu Rodin, os dois seguintes ao lado do Museu de Armas e os dois últimos entre Invalides e o Quai d’Orsay.

L’Ami Jean. Foto obtida em: http://www.lamijean.fr/1.aspx






















 
Em meio às boutiques e lojas de Saint Germain há várias opções de restaurantes, mas muitas não são nada confiáveis e bem turísticas. Destacamos, no espírito deste post, os seguintes restaurantes.
 
1º Michelin:

Ze Kitchen Galerie (+33 1 4633 0085), melhor refeição que fiz em Paris na minha última estada (março de 2014). Fui no jantar e provei o menu degustação. No almoço o preço é mais camarada. Cozinha autoral e tem como vantagem fechar tarde. 

 

 


Bibis Gourmands:

Le Timbre (+33 1 4549 1040), perto do portão que dá acesso ao playground do Jardim de Luxemburgo.

La Maison Du Jardin (+33 1 4548 2231), também próximo ao Jardim de Luxemburgo, na direção da igreja de Saint Sulpice e ruas de compras.

La Marlote (+33 1 45 48 86 79), próximo à região de compras (Rue de Reine e Rue de Cherché Midi)

La Ferrandaise (+33 1 4326 3636 ), ótima localização em frente à entrada principal do Jardim de Luxmeburgo.

Fish Boissonnerie (+33 1 4354 3469), entre o Boulevard Saint Germain e o Sena.

Crítica:

Semilla (+33 1 4354 3450), também entre o Boulevard Saint Germain e o Sena, pertence ao mesmo chef de Fish Boissonerie. Citado pela Condè Nast como um dos melhores novos restaurantes da cidade.

Le Comptoir Du Relais (+33 1 4427 0797), provavelmente o bistrô mais concorrido de Paris, nos jantares de segunda a sexta, para os quais reserva é essencial e normalmente com seis meses de antecedências, se não for hóspede do Relais Saint Germain. É um dos meus locais preferidos. No almoço não aceita reservas e funciona ininterruptamente até às 18:00. Nos horários mais concorridos há fila para provar o menu a la carte do chef Yves Camembord. O sucesso continua desde 2008, quando foi citado em matéria do Estadão.

 

 






















13º , 14º e 15º  Arrondissements

Bibi Gourmands:

Bibimbap                                                 Le Baratin                                    L’Ourcine
Lao Lane Xang                                     Le Cornichon                             La Cantine du Truquet
La Regalade                                          Le Caroubier                                  l’Atelier du Parc
Stephanè Martin                                    Le Pario

Crítica:

Os restaurantes abaixo foram citados nas matérias ‘How to Eat in Paris Like a Local (Condé Nast) e’Pelos Bistrôs de Paris (Estadão)

Le Severo (CN)     La Cagouille (Estadão)     La Table  D”Aki  (CN)     Le Troquet (Estadão)

Rive Droite


(A) Hotel de Ville, (B) Centro George Pompidou, (C) Museu Picasso, (D) Museu Carnavalet e (D) Praça de Vosges.





Embora o Marais seja um bairro bastante festivo, com muitos bares e restaurantes, os listados abaixo, com exceção do Benoit e do Le Mistral, se situam no 3º Arrondissement.

1* Michelin

Benoit Paris (+33 1 58 00 22 15)- esse histórico bistrô próximo ao Les Halles foi cedido ao grupo de Alan Ducasse, na metade da década passada e rejuvenesceu sem perder a tradição. Fui num almoço na penúltima vez que estive na cidade (2013) e me surpreendi com o rigor da cozinha clássica de bistrô. Um dos poucos bons lugares que abre aos domingos.

Bibi Gourmands

Ambassade  D’Auvergne (+33 1 42 72 31 22) – Muito próximo ao Centro George Pompidou é uma ótima opção, principalmente aos domingos, quando muitos restaurantes fecham. O ambiente é demodé“, mas é um lugar certeiro de boa comida regional. Queridinho de locais, estava lotado no domingo que fui em março de 2014. As crianças gostaram da comida e ficaram encantadas quando uma travessa de mousse de chocolate foi deixada na mesa. 

Ambassade D’Auvergne




Crítica:

Os abaixo indicados foram citados nas matérias ‘Chic Paris Goes Gritty in its New Hipter Neighborhoods e ‘How to Eat in Paris Like a Local, ambas da Condè Nast, e In Paris a New Breed of Wine Bar, do The New York Times. 

Le Mistral (+33 1 46 36 98 2)

Le Mary Celeste  (+33 9 80 72 98 83)

Au Passage (+33 1 43 55 07 52

Candelária (+33 1 42 74 41 28), serve comida mexicana.

Dos acima, o primeiro fica próximo ao Hotel de Ville e o Sena e os outros três perto do Museu Picasso.



Essa foto de Candelaria é cortesia do TripAdvisor




(A) Museu do Louvre, (B) Jardim de Tuileries, (C) Praça Vendôme, (D) Ópera, (E) Igreja de Madeleine, (F) Praça Concórdia.


 

Nessa região, como além de turismo, há grande concentração comercial e de negócios,  é possível encontrar algumas boas opções.
 
Bibi Gourmands:

La Regalade Saint-Honoré (+33 1 42 219240),  um dos três endereços do chef Bruno Doucet.  Fui no jantar e estava muito bom. Mais detalhes veja a postagem sobre a cidade e reserve, pois é muito concorrido.

Zen (+ 33 1 42 619399), muito próximo ao Louvre
Le Galopin (+33 1 42 060503), entre o Louvre e a Ópera

Zinc Opera (+33 1 42 655895), bem próximo à Praça da Ópera. No almoço server menu de três e dois pratos por um preço reduzido. Eu fui em março no almoço e gostei bastante. Os pratos principais eram grandes e o garçom sugeriu que as crianças dividissem. Achei bem simpático o serviço.
Chez Cécile (+33 1 42 664639), bem próximo à Praça de Madeleine.

Critíca:

Verjus só abre a noite. Citado na matéria In Paris, a New Breed of Wine Bar, do The New York Times 

(A) Grand Palais, (B) Petit Palais, (C) Champs Elysée, (D) Arco do Triunfo e (E) Trocadero

Essa região é muito turística e também muito cara, o que leva a ser povoada de restaurantes caros, turísticos e também de fast food. Dentro do espírito desta postagem, as opções se concentram próximas ao Arco do Triunfo, já no 17º Arrondissement, para almoço e jantar, com exceção de um estrelado para almoço, próximo ao Sena.

1* Michelin

Antoine, dedicado a cozinha do mar, no almoço oferece menu (Terre-et-mer) de  três pratos por EU 35. Tem como vantagem abrir todos os dias da semana.

Bibi Gourmands

Bistro Sormani (+33 1 43 80 13 91)

Graindorge (+33 1 47 54 00 28)

Le Dodin de Mark Singer (+33 1 43 80 28 54)

Atelier Vivanda (+33 1 40 67 10 00)

Foto obtida em: http://www.ateliervivanda.com/



(A) Base do Funicular, (B) Sacré Coeur, (C) Praça do Tertre e (D) Espaço Dali. 



Bibi Gourmand:

Miroir (+33 1 46 06 50 73), única opção nessa área muito turística, próximo à base das escadarias e do funicular de Sacré Coeur.



9º , 11º, 12º, 17º e 20º  Arrondissements

Esses bairros, mais afastados do centro turístico da cidade, cada vez mais veem se destacando como polos gastronômicos, na onda “bistronomique“. Se achar longe para ir no almoço, de uma chance a um desses diversos bistrôs numa de suas noites na cidade.

1* Michelin

Septime (+33 1 43 67 38 29)

Agape Gastronomie (01 42 27 20 18)


Bibi Gourmands:

Les Affranchis                                  Le Pantrouce                                 L’Office
Chez Marie-Louise                    Le Regalade Conservatoire                         Zerda
Auberge Pyrenées Cévennes                          Café Panique                  Le Tintilou
Caffé dei Cioppi                                         Le Villaret                              Mansouria
Ilgoto                                          L’Auberge Aveyronnaise                          Le Clou
Le Bouchon e L’Assiette                  Le Petit Verdot                                Chatomat

Crítica:

Os abaixo foram citados nas matérias Pelos Bistrôs de Paris, do caderno Paladar do Estadão, In Paris, a New Breed of Wine Bar, do The New York Times, Chic Paris Goes Gritty in its New Hipster NeighborhoodsHow to Eatin Paris Like a Local e The Best New Restaurants in Paris, da Condè Nast.


Le  Verre Volé (Estadão e NYT)       Autour d’un Verre  (Estadão)                         Chez Michel (Estadão)
Abri  (NYT)                                       Vivant Cave (NYT)                         Philou (CN)
Le Chateaubriand (Estadão e CN)    Le Dauphin  (CN)                             Bones (CN) 
Au Passage (NYT e CN)                   Le 6 Paul Bert (CN)                          Restaurant Astier  (CN)
Manger (CN)                                     Jeanne A (CN)                                   Le Bistral (Estadão)
Bistrot Paul Bert (Estadão)               Roseval  (CN)    

Também citado na Condé Nast e uma ótima indicação, o Auberge Flora, onde jantei em março de 2014, é rústico e serve cozinha de bistrô revisitada. Estava cheio de locais quando fui. A comida é excelente.

Foto obtida em: http://www.aubergeflora.fr/index.php

Bon appétit!

Como trilha sonora para este post, sugerimos ‘I love Paris’ por Ella Fitzgerald

 
I love Paris in the spring time
I love Paris in the fall
I love Paris in the summer when it sizzles
I love Paris in the winter when it drizzles
I love Paris every moment
Every moment of the year”
By | 2014-07-03T18:23:33+00:00 abril 5th, 2014|Europa, França, Paris|2 Comments

About the Author:

2 Comments

  1. […] de ser uma cidade com belas paisagens e monumentos, é difícil ver Paris  do alto (post aqui no blog por duas vezes). Pensando nisto, a Condé Nast (set./14) selecionou quatro restaurantes, que, […]

  2. Lu Fabra 24/04/2014 at 23:11

    Olá
    Sou mae do Rafa e Pedro, amigos do Teo, tudo bem?
    Gostei do post, semana q vem vou c meu marido p Paris e com certeza vou aproveitar suas dicas.
    Ja conheco razoavelmente a cidade e adoro, depois te conto.
    Bj
    Lu Fabra

%d blogueiros gostam disto: