colaboração Mel Reis
Paris, além de linda, combina com boa comida, não é? No entanto, particularmente, acho que não é de todo fácil acertar e comer sempre bem.
Eu passei dois meses na cidade durante meu ano sabático (98) e voltei muitas vezes depois, mas quase nunca por muito tempo, então, sempre pesquiso o que tem de novo, sem deixar de lado os bons de sempre. Este post, assim, não tem pretensão alguma de ser um guia local de restaurantes, mas como fiz uma pesquisa de lugares próximos aos pontos turísticos, principalmente para almoçar, para a minha última estada (carnaval de 2014), desta vez por nove dias com a família toda, resolvi dividir aqui as minhas pesquisas e experiências.A ideia desta postagem é trazer a lista de restaurantes bem conceituados, muitos deles próximos a pontos turísticos e de compras, onde se pode almoçar, e outros não tão próximos para jantar, todos por um bom preço.
Zé Kitchen |
Sorbonne, Igreja Saint Etienne du Mont e Pantheon |
Embora o Quartier Latin tenha ruas inteiras de restaurantes, as opções são bem turísticas e pasteurizadas. Para fugir desses lugares, tente os seguintes restaurantes:
La Truffiere. Fotos obtidas em: www.la-truffiere.fr/ |
Itinéraires (+33 1 46 33 60 11), mais próximo ao Sena.
Itinéraires. Foto obtida em: http://www.restaurant-itineraires.com/ |
(A) Torre Eiffel, (B) Campos de Março, (C) Museu das Armas/Túmulo de Napoleão e (E) Museu Rodin:
De cima para baixo: Museu de Armas, Túmulo de Napoleão, Torre Eiffel, Campos de Março, e Museu Rodin |
Les Fables de La Fontaine. Foto obtida em: http://www.lesfablesdelafontaine.net/1.aspx |
Bibi Gourmands:
Laiterie Sainte Clotilde (+33 1 45 51 74 61)
Bistrot Belhara (+33 1 45 51 41 77 )Chez Les Anges (+33 1 4705 8986),
Foto obtida em: http://www.laffriole.fr/
|
Crítica:
(A) Jardim de Luxemburgo (B) Igreja de Saint Sulpice, (C) Igreja de Saint Germain de Prés, (D) Saint Chapelle e (E) Conciergerie.
Bibis Gourmands:
La Marlote (+33 1 45 48 86 79), próximo à região de compras (Rue de Reine e Rue de Cherché Midi)
Fish Boissonnerie (+33 1 4354 3469), entre o Boulevard Saint Germain e o Sena.
Crítica:
Le Comptoir Du Relais (+33 1 4427 0797), provavelmente o bistrô mais concorrido de Paris, nos jantares de segunda a sexta, para os quais reserva é essencial e normalmente com seis meses de antecedências, se não for hóspede do Relais Saint Germain. É um dos meus locais preferidos. No almoço não aceita reservas e funciona ininterruptamente até às 18:00. Nos horários mais concorridos há fila para provar o menu a la carte do chef Yves Camembord. O sucesso continua desde 2008, quando foi citado em matéria do Estadão.
13º , 14º e 15º Arrondissements
Bibi Gourmands:
Bibimbap Le Baratin L’Ourcine
Lao Lane Xang Le Cornichon La Cantine du Truquet
La Regalade Le Caroubier l’Atelier du Parc
Stephanè Martin Le Pario
Crítica:
Os restaurantes abaixo foram citados nas matérias ‘How to Eat in Paris Like a Local‘ (Condé Nast) e’Pelos Bistrôs de Paris‘ (Estadão)
Le Severo (CN) La Cagouille (Estadão) La Table D”Aki (CN) Le Troquet (Estadão)
Rive Droite
(A) Hotel de Ville, (B) Centro George Pompidou, (C) Museu Picasso, (D) Museu Carnavalet e (D) Praça de Vosges.
Embora o Marais seja um bairro bastante festivo, com muitos bares e restaurantes, os listados abaixo, com exceção do Benoit e do Le Mistral, se situam no 3º Arrondissement.
1* Michelin
Benoit Paris (+33 1 58 00 22 15)- esse histórico bistrô próximo ao Les Halles foi cedido ao grupo de Alan Ducasse, na metade da década passada e rejuvenesceu sem perder a tradição. Fui num almoço na penúltima vez que estive na cidade (2013) e me surpreendi com o rigor da cozinha clássica de bistrô. Um dos poucos bons lugares que abre aos domingos.
Bibi Gourmands
Ambassade D’Auvergne (+33 1 42 72 31 22) – Muito próximo ao Centro George Pompidou é uma ótima opção, principalmente aos domingos, quando muitos restaurantes fecham. O ambiente é “demodé“, mas é um lugar certeiro de boa comida regional. Queridinho de locais, estava lotado no domingo que fui em março de 2014. As crianças gostaram da comida e ficaram encantadas quando uma travessa de mousse de chocolate foi deixada na mesa.
Ambassade D’Auvergne |
Crítica:
Os abaixo indicados foram citados nas matérias ‘Chic Paris Goes Gritty in its New Hipter Neighborhoods‘ e ‘How to Eat in Paris Like a Local‘, ambas da Condè Nast, e In Paris a New Breed of Wine Bar, do The New York Times.
Le Mistral (+33 1 46 36 98 2)
Le Mary Celeste (+33 9 80 72 98 83)
Au Passage (+33 1 43 55 07 52)
Candelária (+33 1 42 74 41 28), serve comida mexicana.
Essa foto de Candelaria é cortesia do TripAdvisor
(A) Museu do Louvre, (B) Jardim de Tuileries, (C) Praça Vendôme, (D) Ópera, (E) Igreja de Madeleine, (F) Praça Concórdia.
La Regalade Saint-Honoré (+33 1 42 219240), um dos três endereços do chef Bruno Doucet. Fui no jantar e estava muito bom. Mais detalhes veja a postagem sobre a cidade e reserve, pois é muito concorrido.
Zinc Opera (+33 1 42 655895), bem próximo à Praça da Ópera. No almoço server menu de três e dois pratos por um preço reduzido. Eu fui em março no almoço e gostei bastante. Os pratos principais eram grandes e o garçom sugeriu que as crianças dividissem. Achei bem simpático o serviço.
Critíca:
Essa região é muito turística e também muito cara, o que leva a ser povoada de restaurantes caros, turísticos e também de fast food. Dentro do espírito desta postagem, as opções se concentram próximas ao Arco do Triunfo, já no 17º Arrondissement, para almoço e jantar, com exceção de um estrelado para almoço, próximo ao Sena.
1* Michelin
Antoine, dedicado a cozinha do mar, no almoço oferece menu (Terre-et-mer) de três pratos por EU 35. Tem como vantagem abrir todos os dias da semana.
Bibi Gourmands
Bistro Sormani (+33 1 43 80 13 91)
Graindorge (+33 1 47 54 00 28)
Le Dodin de Mark Singer (+33 1 43 80 28 54)
Atelier Vivanda (+33 1 40 67 10 00)
Foto obtida em: http://www.ateliervivanda.com/ |
(A) Base do Funicular, (B) Sacré Coeur, (C) Praça do Tertre e (D) Espaço Dali.
Bibi Gourmand:
Miroir (+33 1 46 06 50 73), única opção nessa área muito turística, próximo à base das escadarias e do funicular de Sacré Coeur.
9º , 11º, 12º, 17º e 20º Arrondissements
Esses bairros, mais afastados do centro turístico da cidade, cada vez mais veem se destacando como polos gastronômicos, na onda “bistronomique“. Se achar longe para ir no almoço, de uma chance a um desses diversos bistrôs numa de suas noites na cidade.
1* Michelin
Septime (+33 1 43 67 38 29)
Agape Gastronomie (01 42 27 20 18)
Bibi Gourmands:
Les Affranchis Le Pantrouce L’Office
Chez Marie-Louise Le Regalade Conservatoire Zerda
Auberge Pyrenées Cévennes Café Panique Le Tintilou
Caffé dei Cioppi Le Villaret Mansouria
Ilgoto L’Auberge Aveyronnaise Le Clou
Le Bouchon e L’Assiette Le Petit Verdot Chatomat
Crítica:
Os abaixo foram citados nas matérias Pelos Bistrôs de Paris, do caderno Paladar do Estadão, In Paris, a New Breed of Wine Bar, do The New York Times, Chic Paris Goes Gritty in its New Hipster Neighborhoods, How to Eatin Paris Like a Local e The Best New Restaurants in Paris, da Condè Nast.
Le Verre Volé (Estadão e NYT) Autour d’un Verre (Estadão) Chez Michel (Estadão)
Abri (NYT) Vivant Cave (NYT) Philou (CN)
Le Chateaubriand (Estadão e CN) Le Dauphin (CN) Bones (CN)
Au Passage (NYT e CN) Le 6 Paul Bert (CN) Restaurant Astier (CN)
Manger (CN) Jeanne A (CN) Le Bistral (Estadão)
Bistrot Paul Bert (Estadão) Roseval (CN)
Também citado na Condé Nast e uma ótima indicação, o Auberge Flora, onde jantei em março de 2014, é rústico e serve cozinha de bistrô revisitada. Estava cheio de locais quando fui. A comida é excelente.
Foto obtida em: http://www.aubergeflora.fr/index.php |
Bon appétit!
Como trilha sonora para este post, sugerimos ‘I love Paris’ por Ella Fitzgerald
[…] de ser uma cidade com belas paisagens e monumentos, é difícil ver Paris do alto (post aqui no blog por duas vezes). Pensando nisto, a Condé Nast (set./14) selecionou quatro restaurantes, que, […]
Olá
Sou mae do Rafa e Pedro, amigos do Teo, tudo bem?
Gostei do post, semana q vem vou c meu marido p Paris e com certeza vou aproveitar suas dicas.
Ja conheco razoavelmente a cidade e adoro, depois te conto.
Bj
Lu Fabra