Barcelona, sempre um must!

Por Jaqueline Furrier – Colaboração Mel Reis

A rica região da Catalunha, na Espanha, é um lugar para voltar muitas vezes. Barcelona é uma cidade cosmopolita, com muitas coisas interessantes para visitar e a região, que tem montanhas, praias e muita história, é linda. Isso sem falar da gastronomia premiadíssima e dos espumantes (cavas) e vinhos deliciosos.

Aqui no blog, temos três posts sobre a região, um sobre uma viagem de bike que abrange parte dos Pirineus e a Costa Brava, outro sobre Barcelona em dois dias, e o último sobre o Val d’Aran, também nos Pirineus.

Posts relacionados:

Barcelona em 2 dias e meio

Catalunha dos Pirineus à Costa Brava

Esqui – Pirineus

Neste post vamos concentrar dicas de Barcelona, principalmente as que usei na viagem que fiz em janeiro de 17, com filha e enteados, mas não deixe de consultar o post Barcelona em dois dias e meio, que traz várias dicas de restaurantes, os roteiros dos ônibus turísticos e alguns passeios.

Onde ficamos

Como precisávamos de três quartos, procurei hotéis que tivessem bom preço, mesmo que não fosse na área mais nobre da cidade. Acabei descobrindo o CRAM Hotel, filiado da Small Luxury Hotels, que nos atendeu muito bem.

O Hotel fica em Exaimple, a 800 metros do Passeig de Gracia e 1,5 km das Ramblas. Tem decoração contemporânea, mas os quartos são pequenos, exceção às suítes que são bem espaçosas. De qualquer modo o preço foi excelente, seis noites por EU$ 784, isto tudo no Reveillon. Como sou filiada à Small Luxury tive upgrade de quarto e café da manhã gratuito. Vale muito a pena se cadastrar. É de graça e depois de se hospedar uma vez num dos hotéis filiados, já se obtém alguns benefícios.

Onde comemos

Como nossa estadia na cidade se deu entre 30/12/16 a 05/01/17, muitos restaurantes de prestígio estavam fechados. Uma pena, pois gostaria muito de ter experimentado algumas das opções de Alberto Adria, que agora tem 6 restaurantes na cidade, incluindo o novíssimo Enigma. O 45 Grados, onde estive na última estada na cidade, foi fechado.

 

Etapes: Bibi Gourmand, muito próximo ao hotel. Tem ambiente simples e menu contemporâneo com ótimo preço.

Paco Meralgofoi a melhor refeição que fizemos. Reserve porque lota todos os dias. Serve, em ambiente jovial, pequenas porções para compartilhar. Serviço informal, mas atencioso. Tudo estava divino.

Roca Bar: Fiquei frustrada. Esperava mais deste bar que seve tapas e está situado no lobby do Hotel Omm, onde também fica o Roca Moo, restaurante 1* Michelin assessorado pelo Cellar de Can Roca, considerado o melhor restaurante do mundo por vários anos.

Fonda España: localizado no Hotel España, perto das Ramblas, cuja cadeia tem direção gastronômica de Martin Berasategui, um dos chef ícones da Espanha, é um Bibi Gourmand.

De fato, o preço é bom, mas embora as entradas estivessem muito boas, os pratos principais deixaram a desejar.

O ambiente, contudo, faz valer a visita. Um típico exemplar do modernismo catalão totalmente restaurado, lindíssimo.

Cerveceria Catalana: fomos duas vezes no almoço com as crianças e amigos. Impossível não comer bem. Tapas deliciosos e com bom preço. Lotada de turistas e locais. Vá sabendo que terá que esperar. A fila, no entanto, anda mais rápido do que diz a hostess.

Quim: este estande dentre do Mercado da Boqueria é sempre meu escolhido. Come-se muito bem, tem ótimo preço, mas é preciso ter paciência para a fila.

Espai Kru by Rias de Galicia: este restaurante tem de cozinha fusion nipo espanhola tem 1* Michelin e preço salgado. No entanto, a comida é espetacular. Fica no segundo andar do também prestigiado Mariquera Rias de La Galicia.

Senyor Parellada: Bibi Gourmand próximo ao Bairro Gótico, tem opção de menu de almoço por um ótimo preço. Se sair do menu, o preço sobe. Vale a pena reservar se a mesa for para mais de 4 pessoas.

O que visitar 

Como filhos e enteados não conheciam a cidade, decidimos fazer, sempre que possível, tours guiados. Acho que vale muito a pena pois presta-se muito mais atenção aos detalhes e, ainda, ganha-se tempo.

Casa Batló – é um dos mais belos trabalhos de Gaudi. A casa esta entre os 7 trabalhos de Gaudi tombados pela Unesco e merece ser visitada por todos que vão a Barcelona.

Mantida por uma fundação, todos os tickets podem ser comprados pela internet e no preço está incluído ao áudio guia. Vale muito a pena pagar EU$ 5,50 a mais para se evitar a fila que é longa. Compre o ticket com antecedência.

Park Güell – Outro trabalho de Gaudi tombado pela Unesco. A parte central do parque, onde estão as principais obras do arquiteto passaram a ser acessíveis somente mediante compra de ingresso.

Acho que é outro lugar imperdível da cidade e amei o tour guiado, que fiz pela primeira vez. Tive outra ideia sobre as construções e como pensou Gaudi a concebe-las. Se puder pagar um pouco mais considere, pois terá outra visão do parque.

O preço do tour guiado não privado é de EU$ 7 + a entrada obrigatória e é dado em Espanhol, Catalão, Francês e Inglês. Se tiver num grupo, vale a pena pagar o tour privado em português, que de 4 a 9 pessoas custa EU$ 96 para o grupo. Foi o que fizemos e o nosso guia, Jofre Pons i Casanovas, foi excelente. Ele guia pessoas para outros pontos da cidade também (Jofre20@yahoo.com – +34.628.495.186).

Palau de la Musica CatalanaNunca tinha ido e adorei. Outro prédio modernista imperdível, também tombado pela Unesco. O tour é sempre guiado e oferecido em várias línguas, mas não em português. Recomendo também checar a programação para assistir a um espetáculo se tiver oportunidade.

Sagrada FamíliaComo colocado em outro post, a visita guiada é imprescindível se quiser mesmo conhecer este que é o monumento mais visitado de Barcelona, talvez de toda Espanha.

O projeto é do final do século IXX, foi idealizado por Gaudi, que nele trabalhou até sua morte. A Fachada da Natividade e a Cripta são 2 dos 7 trabalhos do arquiteto tombados pela Unesco.

Por muitos anos a construção avançou lentamente, mas depois das Olímpiadas (1992), com o interesse dos turistas e cobrança de ingressos, a construção foi acelerada e tem data de previsão de término 2028. Já fui 5 vez e nunca me canso de observar os detalhes do projeto. Mesmo que não opte pelo tour guiado, não deixe de comprar os tickets pela internet e com antecedência (escolha com áudio guia), pois a fila é insana.

Estádio do BarcelonaNunca tinha ido e confesso que, mesmo sem ser fã de futebol, valeu a visita. Os tickets também podem ser comprados pela internet para evitar filas. Fizemos a visita guiada, mas achei muito cara.

Passeio de bikediferentemente da maioria das grandes cidades europeias, as “city bikes” não estão disponíveis para os turistas. De qualquer modo, há muitas locadoras na cidade, que é coberta de ciclovias. Gostei bastante do circuito que fizemos do centro histórico até Barceloneta.  Alugamos na Barcelona Rental Bike, que tem 4 lojas na cidade.

Também não deixe de visitar o Bairro Gótico, com sua bela Catedral e bater perna pelo Passeig de Gràcia, onde além da Casa Batló, encontra-se a La Pedrera, outra obra muito conhecida de Gaudi, ir ao Parc de Montjuic, de preferência de teleférico e ver suas fontes mágica .

Se estiver com criança vale a pena visitar o zoológico e o aquário, ambos na área central da cidade.

Compras

A cidade tem de tudo, mas o que gosto mesmo é de comprar produtos locais no Mercado da Boqueria.

No Bairro Gótico comprei azeites incríveis na loja Orolíquido.

 

Museus

Barcelona já é um museu a céu aberto em razão de sua arquitetura, mas a cidade conta também com bons museus. Entre eles o Picasso e o Miró.

By | 2017-04-29T15:49:49+00:00 abril 28th, 2017|Continentes, Europa, Península Ibérica (Espanha, Portugal, Andorra)|0 Comments

About the Author:

%d blogueiros gostam disto: