Nova York é a minha cidade preferida no mundo e um dos poucos lugares para onde retorno com frequência. Além de ter morado na cidade por três meses durante meu ano sabático, há mais de 20 anos que vou ao menos uma vez por ano, nem que seja por três noites. Mesmo tendo ido várias vezes, continuo achando que é uma cidade a ser descoberta. Acho, aliás, que sua maior façanha é sempre se apresentar de maneiras diferentes.
Não tenho pretensão alguma de fazer um guia local ou sugerir passeios, compras etc…, por justamente achar que cada um pode descobrir uma cidade distinta.
A ideia desta postagem é somente de dar dicas de restaurantes bem conceituados, próximos a pontos turísticos e de compras, onde se pode almoçar por um bom preço. E é bom preço mesmo: pratos a partir de USD 6.5 e menus com preços fixos de USD 29 a USD 49.
Não há dúvida de que o cachorro quente de NYC é imperdível, assim como sanduíche de pastrami e o bagel com salmão são deliciosos, mas você tem que saber quais são os bons para valer a experiência. Se essas comidinhas não forem só mais uma das tantas opções, você vai acabar só comendo bobagem e perdendo o que eu considero um dos bons programas de NYC, explorar a diversidade gastronômica que oferece.
Como já disse em outras postagens, eu adoro comer bem e me aborrece comer junk food, principalmente quando isso se dá porque não sabia que muito perto de onde estava tinha um lugar bacana ou porque não me programei. Espero que isso não aconteça com você após conferir as dicas desta postagem.
UPER EAST SIDE
(A) 3ª Avenida-Bloomingdale’s (compras entre a 58th e 50th) e (D)Av Lexington
(A) Oceana (1221 6ª Ave e 49th Street): fica dentro do Rockfeller Center. Templo do mar com 1* Michelin não tem menu fixo no almoço e a la carte pode sair caro, mas tem uma ótima proposta de pré e pós teatro por USD 49 (três pratos).
Como faz muito tempo que não vou por perto. Dois endereços citados foram escolhidos por conta de serem considerados Bib Gourmand pelo Guia Michelin e o outro pela citação no mesmo guia.
(A) Sip Sak (928 2ª Ave., entre 49th e 50th Street): comida turca variada. Não tem menu fixo, mas oferece saladas de USD 8 a 13 USD e pratos principais por USD 14.
(C) Osteria Laguna (209 East 42nd Street, entre 2ª e 3ª Ave.): serve menu de três pratos por USD 25.
(D) Phoenix Garden (242 East 40th Street, entre 2ª e 3ª Ave): restaurante Chinês, Bib Gourmand, com entradas por USD 5 e pratos principais por USD 14.
Essa região, embora sem muitos atrativos turísticos, tem ótimos restaurantes, que na sua maioria são muito badalados no jantar. Justamente por não ter tantos encantos durante o dia, além de compras, para o horário do almoço eles oferecem ótimas ofertas.
(A) Bread&Tulips (365 Park Ave. South): ótima opção para salada, pasta ou sanduíche que custam na média USD 14.
(B) A Você Madison (41 Madison Ave., entrada pela rua 26): tem 1* Michelin e o menu de três pratos custa USD 33.
(D) Boqueria (53 West 19th Street), ótima opção para quem quer almoçar mais tarde. Esse restaurante espanhol serve tapas de USD 9 a USD 11 e sanduíches e saladas de USD 11 a USD 15. Alguns itens são servidos até as 17h30.
(E) Aldea (31 West 17th Street, entre 5ª Ave. e 6ª Ave.): 1* Michelin e serve almoço de três pratos por USD 25.
(F) Laut (15 East 17th Street, entre a Broadway Ave. e 5ª Ave.): especializado em comida da Tailândia, Malásia e Singapura, é um achado. O local é simples mas tem 1* Michelin e serve uma comida maravilhosa. Todo o menu tem ótimo preço e ainda serve “lunch specials” por USD 12. Eu e meu marido estivemos lá no ano passado e adoramos. Fica aberto até as 3:30 o que é outra vantagem.
(G) Tocqueville (1 East 15th Street): serve comida contemporânea em um ambiente elegante com menu de três pratos por USD 29.
Nessa região onde as principais atrações são as galerias descoladas e o High Line, os restaurantes badalados são mais frequentados no jantar e muitos não abrem para o almoço. Assim, separei três opções, mas se nenhuma lhe agradar, dê uma olhada nas opções do Meatpacking ou West Village, que são próximos.
(C) Del Posto (85 10th Ave.): é o mais cênico restaurante do chef Batali (Babbo e Lupa). Serve menu de três pratos por USD 39.
(D) Morimoto (88 10th Ave.): um dos top japoneses da cidade, serve Bentô Box a USD 24.50
(F) Co Ba (110 9th Ave, entre a 17th e 18th Street): restaurante vietnamita que serve brunch no final de semana por USD 21.50 e almoço a la carte durante a semana com entradas por volta de USD 7 e noodles por USD 15.50.
(A) Meatpacking e (F) West Village
Embora a região seja mais conhecida pela sua vida noturna, tem lugares bacanas, principalmente de compras para serem explorados durante o dia. O charme das construções e pequenas ruas do West Village, que parecem saídos das telas do cinema, também merecem ser apreciados.
(B) The Standard Grill (848 Washington Street, The Standard Hotel): restaurante do badalado hotel, tem vista incrível do rio Hudson e do High Line e, embora não tenha menu fixo, serve sanduíches que custam de USD 11 a 15 e pratos principais de USD 11 a USD 19.
(C) Spice Market (403 West 13th Street): é para mim o mais bonito restaurante de Jean-Georges. Serve comida asiática que vale ser provada. O menu de almoço com três pratos custa USD 24, sem contar alguns itens especiais a la carte de USD 10 a USD 14.
(D) Wallsé (344 West 11th Street): agraciado com uma 1* Michelin, oferece comida vienense moderna. Serve almoço somente aos domingos, por USD 39. Nos demais dias só abre para o jantar.
(E) Perry St (176 Perry Street): outro endereço de Jean-Georges, entre Meatpacking e West Village, voltado à comida franco-americana com influência asiática. Bonita vista do rio Hudson, num ambiente cool. Bib Gourmand pelo Guia Michelin, que enfatiza que os menus de três partos do almoço por USD 28 e do jantar por USD 38 “must not be missed”.
(G) Pearl Oyster Bar (18 Cornelia Street): um paraíso para quem gosta de comida de mar. Não tem menu fixo mas o preço é camarada pela qualidade da comida.
(H) Pó (31 Cornelia Street): restaurante de bairro que vive cheio desde a abertura em 1993, tem preços a la carte que não passam de USD 18 e menu de almoço com quatro pratos por USD 38.
Greenwich Village, (B) Washington Square, NYC University
Para observar as diversas tribos da cidade numa só região.
(A) Gothan Bar and Grill (12 East 12th Street, entre a 5ª Ave. e University Pl.): restaurante que por anos mantém prestígio na cidade, servindo comida americana contemporânea. O menu de três pratos desse 1* Michelin, no almoço, custa USD 33.
(D) Lupa (170 Thompson Street): outro restaurante de Mario Batali adorado pelos novaiorquinos. Aqui não tem menu fixo, mas vale a visita pelas massas que custam de USD 14 a USD 18. Dá para arriscar ir sem reserva se não se importar em comer no balcão do bar ou nas mesas comunitárias.
(B) L’Ecole (462 Broadway Ave. at Grand Street): pertence ao Instituto de Culinária Francesa e serve menu de três pratos por USD 30.
(C) Piccola Cucina (184 Prince Street, entre Sullivan St. e Thompson St.): italiano Bib Gourmand com 24/30 pontos no Zagat e ótimos preços. A região escolhida aqui é a Sicília Entradas, saladas e pratos que no horário de almoço não custam mais do que USD 10.
(E) Emporio (231 Mott St, entre Prince St e Spring St.): outro italiano Bib Gourmand com 24/30 pontos no Zagat é uma ótima opção. Embora não tenha menu fixo, as massas custam de USD 13 a USD 17 (mesmo das pizzas), paninis a USD 10 e partos principais por menos de USD 20. Dá para ir sem reserva e fica aberto o dia todo.
Mapa
Exibir mapa ampliado
O local não é minha praia, pois fujo de cantina e compras em Chinatown não me seduzem. Assim, não fui aos restaurantes citados, só pesquisei para este post. Os dois chineses e o malásio são recomendados pelo guia Michelin como Bib Gourmands o que já é uma grande referência. Se estivesse por lá, arriscaria um deles de olhos fechados. Quanto aos italianos, acho todos caros ou turísticos demais.
Coloquei City Hall neste bloco, pois os restaurantes citados são próximos.
(E) Dim Sum GoGo (5 East Broadway): tido como um clássico da região, serve pratos que vão de sopas a USD 6 e peixe por USD 18. Como na maioria dos restaurantes que servem comida oriental o ideal é pedir pratos para dividir.
(D) Golden Unicorn (18 East Broadway): o guia Michellin se refere ao restaurante como “quintessential spot for Chinatown cuisine”. Tem menu fixo de três pratos por USD 17.
(B) Nyonia (199 Grand St): tem uma seleção de pratos para almoço por USD 6.50.
Região sem muitos atrativos turísticos, mas conhecida por seus bons bares, restaurantes e habitantes famosos. Os lugares sugeridos também podem ser aproveitados após sua visita a parte mais sul de Manhattan.
(B)Tamarind Tribeca (99 Hudson Street): comida indiana em ambiente contemporâneo. Tem 1* Michelin e menu fixo de USD 25.
(C)Tribeca Grill (375 Greenwich Street): primeiro empreendimento de Robert De Niro no bairro. Serve menu de três pratos por USD 25. O preço também vale para o brunch servido aos domingos.
(D)Capsouto Freres (451 Washington Street): restaurante francês situado em um prédio lindo e com sucesso de público desde 1980. Tem menu fixo de três pratos por USD 29. O preço do almoço vale também para o brunch do final de semana.
Outra região sem muitas opções que valham a pena. Se tiver disposição siga caminhando até Tribeca e almoce por lá.
(A) Nelson Blue (233 Front Street): perto do South Seaport, tem ótimos hamburgers e tortas que custam de USD 13 a 17. Às sextas e sábados fica aberto para almoço até as 16:00.
(E) Gigino at Wagner Park (20 Battery Place):bela vista da estátua da Liberdade. Não tem menu fixo mas serve massas por volta de USD 15 e outros pratos por volta de USD 20. Tem menu infantil por USD 13. Ótima opção para ir antes ou depois de pegar o ferry para a Estátua da Liberdade.
Exibir mapa ampliado
Links que podem te interessar:
Lista dos Bib Gourmands 2013: http://www.michelintravel.com/michelin-selection/new-york-city-2013/
Dicas dos Concierges do Fours Seasons:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/107911-hotel-em-ny-lanca-site-com-dicas-de-concierges.shtml
Matéria da Condé Nast sobre lugares a beira d’água:
http://www.cntraveler.com/features/2013/05/interactive-guide-new-york-city-waterfront?intcid=trail_gl
[…] já falamos sobre a cidade em três posts aqui no blog (Novidades em New York City 2014/2015, Nova York fica ainda melhor com pausa para almoço e Como se fosse a minha primeira vez em Nova […]
[…] cidade também já foi tema de três matérias aqui no blog: Nova York fica ainda melhor com pausa para o almoço, Como se fosse a primeira vez em NY e Nova York sempre é […]
[…] Se tiver interesse em saber mais sobre NY, aqui no blog temos duas publicações sobre a cidade: ‘Nova York é sempre assunto’ e, sobre os restaurantes, ‘Nova York fica muito melhor com pausa para o almoço’ […]
Adoro o Blog e adorei o post!
Concordo plenamente sobre o seu comentário, NY é uma cidade que reserva surpresas sempre.
Adorei as dicas e vou experimente-los! Em agradecimento por tantas dicas legais vou te deixar o nome de dois lugares simples mas que gosto muito para comer doces. O Café Lalo -201 W 83rd (locação do filme mensagem para voce mas com doces que valem muito a pena e um expresso muito bom) e a Max Brenner (esse esta sempre cheio mas aceita reserva pelo Opentable – especializado em chocolates pertinho da Union Square).
Vou continuar acompanhando e viajando junto pelo blog de vocês!