Nova York fica ainda melhor com pausa para almoço

Home/Continentes/Am. do Norte/Estados Unidos/Nova York/Nova York fica ainda melhor com pausa para almoço

Nova York fica ainda melhor com pausa para almoço

Nova York é a minha cidade preferida no mundo e um dos poucos lugares para onde retorno com frequência.  Além de ter morado na cidade por três meses durante meu ano sabático, há mais de 20 anos que vou ao menos uma vez por ano, nem que seja por três noites. Mesmo tendo ido várias vezes, continuo achando que é uma cidade a ser descoberta. Acho, aliás, que sua maior façanha  é sempre se apresentar de maneiras diferentes.
Não tenho pretensão alguma de fazer um guia local ou sugerir passeios, compras etc…, por justamente achar que cada um pode descobrir uma cidade distinta.


A ideia desta postagem é somente de dar dicas de restaurantes bem conceituados, próximos a pontos turísticos e de compras, onde se pode almoçar por um bom preço. E é bom preço mesmo: pratos a partir de USD 6.5 e menus com preços fixos de USD 29 a USD 49.
Não há dúvida de que o cachorro quente de NYC é imperdível, assim como sanduíche de pastrami e o bagel com salmão são deliciosos, mas você tem que saber quais são os bons para valer a experiência. Se essas comidinhas não forem só mais uma das tantas opções, você vai acabar só comendo bobagem e perdendo o que eu considero um dos bons programas de NYC, explorar a diversidade gastronômica que oferece.
Como já disse em outras postagens, eu adoro comer bem e me aborrece comer junk food, principalmente quando isso se dá porque não sabia que muito perto de onde estava tinha um lugar bacana ou porque não me programei. Espero que isso não aconteça com você após conferir as dicas desta postagem.

A quase totalidade dos lugares que serão sugeridos pertencem a chefes estrelados e/ou têm ótima pontuação no guia Zagatmas oferecem menu de almoço, na maioria somente de segunda a sexta, por um preço muito mais em conta do que o do jantar ou o la carte. Assim, você pode conhecer lugares legais que talvez não queira ir à noite, por motivos diversos.
Portanto, as dicas são para almoço e dentro do menu fixo sugerido. Se sair do menu, pode custar caro. Sugiro que cheque pelo site para ver se a opção está dentro do que gostaria de experimentar e, também, que reserve, pois são muito concorridos. A melhor forma de fazer reservas de restaurantes em NYC é pelo site www.opentable.com, mas nem todos os lugares sugeridos estão no site.
Eu sempre planejo o almoço entre 13:30 ou 14:00, quando tenho algo programado para o período da manhã, ou às 12:30 ou 13:00 se o programa a ser feito for após o almoço. Tenha em mente que muitos restaurantes servem somente até as 14:30. Nova York pode ser uma cidade que não dorme, mas nem por isto você vai ter opções nesse tipo de restaurante entre 15:00 e 17:00. As sugestões serão dadas por região da cidade, citando alguns pontos de interesse. Na quase totalidade dos locais eu já estive ao menos uma vez. Quando não for assim estará indicado.
UPER WEST SIDE
Não há muitas opções, mas as duas abaixo ficam muito próximas, se sair pela porta que dá acesso à Columbus Ave.
(B) Ocean Grill (384 Columbus Ave.): para quem gosta de frutos do mar é uma grande pedida. Fica em frente ao museu e serve menu de três pratos por USD 25.
(C) Isabella’s (359 Columbus Ave., 77th Street): opção ao lado do museu que está entre os favoritos dos newyorkers. Comida mediterrânea, servida sem interrupção entre o almoço e jantar. Não tem menu fixo, mas os pratos principais giram em torno de USD 15.

Mapa


Exibir mapa ampliado 
 

Nessa região tem várias opções e eu acho uma melhor do que a outra.
(B) Boulud Sud (20 West 64th Street): menu mediterrâneo do prestigiado chef Daniel BouludAlmoço e brunch de três pratos, respectivamente, por USD 29 e USD 32.
(C) BarBoulud (1900 Broadway Ave.): também do mesmo Daniel Boulud, para quem aprecia comida francesa. Almoço, brunch ou pré-teatro com menus de USD 29, 45 e 32, respectivamente.
(D) Nougattineat Jean-Georges (1 Central Park West): para ver gente bonita e experimentar a comida do principal restaurante de Jean-Georges Vongerichten  por USD 32 (três pratos). Fica dentro do Hotel Trump Tower, mas tem entrada independente.
(E) AVoce Columbus (10 Columbus Circle): se quiser vista do parque e da Columbus Circle, não perca. Fica dentro da Time Warner e serve menu de três pratos a USD 33. Serve, ainda, menu pré teatro por USD 32.

Mapa
Exibir mapa ampliado

UPER EAST SIDE


(A) Museus Guggenheim, (B) Metropolitan e (F) Frick Collection Museum e (E) Madison Ave (compras entre a 75st e 65th)
Infelizmente não há muitas opções por perto. As que já experimentei e ficam a poucas quadras desses locais são:
(C) The Mark (25 East 77th Street, The Mark Hotel): também  pertence a Jean-Georges Vongerichten, que possui nove restaurantes na cidade e mais vinte e sete espalhados pelo mundo. Tem ambiente moderno e gente bonita. Menu de três pratos por USD 38.
(D) Café Boulud (20 East 76th Street): outro do chef Daniel Boulud. Ambiente mais sofisticado e formal dos que os  demais a ele pertencentes aqui citados, serve dois pratos por USD 37.
Pesquisando para esta postagem, encontrei dois outros lugares que pelas referências devem valer a pena: Le Paris 1312, na Madison Av, entre as ruas 92nd e 93rd e o novo Crown (24 East 81st Street), que só serve como opção para o brunch aos domingos, pois nos outros dias só abre para o jantar.

Mapa
Exibir mapa ampliado

(A) 3ª Avenida-Bloomingdale’s (compras entre a 58th e 50th) e (D)Av Lexington

(B) Felidia (243 East 58th Street, entre a 2ª Ave. e 3ª Ave.): clássico italiano, festejado por 25 anos. Serve menu de três pratos por USD 29.50.
(C) Le Cirque Café (151 East 58th Street): bistrot anexo ao prestigiado Le Cirque. Serve menu de dois pratos por USD 28.
(E) OBAO (222 East 53rd Street, entre 2ª Ave. e 3ª Ave.): casa vietnamita para experimentar diversas variedades de noodles e arrozes. Não tem menu fixo, mas os pratos principais com direito a entrada  custam entre USD 8 e USD 12.  Boa pedida com crianças.

 

MEADTOWN EAST E WEST
(F) 5ª Avenida (entre Madison Ave. e 6ª Ave, e das ruas 60th e 49th): Central Park Zoo Rockefeller Center, (G) Catedral de Saint Patrick, (D) MOMA e compras.
Outra região com muitas opções e onde você vai despender um dia inteiro. Então, arrume uma folga de ao menos uma hora para almoçar em algum lugar agradável e descansar seus pés.
(A) Rouge Tomate (10 East 60th Street, entre 5ªAve. e Madison Ave.): comida americana contemporânea e saudável em um ambiente bem novaiorquino. Tem uma 1* Michelin e serve menu de três pratos por USD 32.
(C) Aquavit (65 East 55th Street): comida scandinava de primeira (1* Michelin). Faz sucesso há anos. Serve menu de três pratos por USD 35.
(E) China Grill (60 West 53rd Street, entre 5ªAve. e 6ª Ave. – muito próximo ao MOMA): ambiente de sucesso há mais de 20 anos. Decoração bonita e está sempre lotado. O menu de três pratos durante a semana custa USD 38 e aos sábados USD 28.

Mapa
Exibir mapa ampliado

5ª Avenida (entre a Park Ave. e 6ª Ave., da rua 48th a rua 32nd): Biblioteca de NYC, (C) Grand Central Station e (E) Empire State

(B) db Bistro Moderne (55 West 44th Street, entre 5ª Ave. e 6ª Ave): outro empreendimento de Daniel Boulud. Serve menu de dois pratos por preços que variam entre USD 29 e USD 36.
(F) Ai Fiori (400 5ª Ave.): sofisticado, tem 1* Michelin. Fica bem perto do Empire State e oferece almoço de dois pratos por USD 42.
(H) Artisanal (2 Park Ave., entrada pela rua 32nd): bistrô do famoso chef TerranceBrennan´s. Tem uma loja de queijos maravilhosa. Serve menu de três pratos por USD 29 e uma fórmula rápida para os apressados por USD 21.
(G) HanGawi (12 East 32nd Street, entre  5ª Ave. e  Madison Ave.): templo vegetariano com proposta de comida saudável e original em ambiente com decoração impecável. Recebe nota 26/30 no Zagat. Serve menu de quatro pratos por USD 22 e pratos especiais no almoço que variam entre USD 10 e USD 16.

Mapa


Exibir mapa ampliado 

Região dos Teatros e compras e um dos cartões postais mais conhecidos da cidade. Por ser muito turística é lotada de fast food. Dois bons restaurantes desse pedaço podem surpreender você: a confusão desaparece como num passe de  mágica.
(E) Aureole (135 West 42nd Street, entre Brodway Ave. e 6ª Ave.): esse sempre badalado 1* Michelin, serve menu de três pratos USD 36.

(A) Oceana (1221 6ª Ave e 49th Street): fica dentro do Rockfeller Center. Templo do mar com 1* Michelin não tem menu fixo no almoço e a la carte pode sair caro, mas tem uma ótima proposta de pré e pós teatro por USD 49 (três pratos).

Mapa
Exibir mapa ampliado

(B) ONU

Como faz muito tempo que não vou por perto. Dois endereços citados foram escolhidos por conta de serem considerados Bib Gourmand pelo Guia Michelin e o outro pela citação no mesmo guia.

(A) Sip Sak (928 2ª Ave., entre 49th e 50th Street): comida turca variada. Não tem menu fixo, mas oferece saladas de USD 8 a 13 USD e pratos principais por USD 14.

(C) Osteria Laguna (209 East 42nd Street, entre 2ª e 3ª Ave.): serve menu de três pratos por USD 25.

(D) Phoenix Garden (242 East 40th Street, entre 2ª e 3ª Ave): restaurante Chinês, Bib Gourmand, com entradas por USD 5 e pratos principais por USD 14.

Mapa


Exibir mapa ampliado

Essa região, embora sem muitos atrativos turísticos, tem ótimos restaurantes, que na sua maioria são muito badalados no jantar. Justamente por não ter tantos encantos durante o dia, além de compras, para o horário do almoço eles oferecem ótimas ofertas.

(A) Bread&Tulips (365 Park Ave. South): ótima opção para salada, pasta ou sanduíche que custam na média USD 14.

(B) A Você Madison (41 Madison Ave., entrada pela rua 26): tem 1* Michelin e o menu de três pratos custa USD 33.

(D) Boqueria (53 West 19th Street), ótima opção para quem quer almoçar mais tarde. Esse restaurante espanhol serve tapas de USD 9 a USD 11 e sanduíches e saladas de USD 11 a USD 15. Alguns itens são servidos até as 17h30.

(E) Aldea (31 West 17th Street, entre 5ª Ave. e 6ª Ave.): 1* Michelin e serve almoço de três pratos por USD 25.

(F) Laut (15 East 17th Street, entre a Broadway Ave. e 5ª Ave.): especializado em comida da Tailândia, Malásia e Singapura, é um achado. O local é simples mas tem 1* Michelin e serve uma comida maravilhosa. Todo o menu tem ótimo preço e ainda serve “lunch specials” por USD 12. Eu e meu marido estivemos lá no ano passado e adoramos. Fica aberto até as 3:30 o que é outra vantagem.

(G) Tocqueville (1 East 15th Street): serve comida contemporânea em um ambiente elegante com menu de três pratos por USD 29.


Exibir mapa ampliado

Nessa região onde as principais atrações são as galerias descoladas e o High Line, os restaurantes badalados são mais frequentados no jantar e muitos não abrem para o almoço. Assim, separei três opções, mas se nenhuma lhe agradar, dê uma olhada nas opções do Meatpacking ou West Village, que são próximos.

(C) Del Posto (85 10th Ave.): é o mais cênico restaurante do chef Batali (Babbo e Lupa).  Serve menu de três pratos por USD 39.

(D) Morimoto (88 10th Ave.): um dos top japoneses da cidade, serve Bentô Box a USD 24.50

(F) Co Ba (110 9th Ave, entre a 17th e 18th Street): restaurante vietnamita que serve brunch no final de semana por USD 21.50 e almoço a la carte durante a semana com entradas por volta de USD 7 e noodles por USD 15.50.

Mapa


Exibir mapa ampliado

(A) Meatpacking (F) West Village
Embora a região seja mais conhecida pela sua vida noturna, tem lugares bacanas, principalmente de compras para serem explorados durante o dia. O charme das construções e pequenas ruas do West Village, que parecem saídos das telas do cinema, também merecem ser apreciados.

(B) The Standard Grill (848 Washington Street, The Standard Hotel): restaurante do badalado hotel, tem vista incrível do rio Hudson e do High Line e, embora não tenha menu fixo, serve sanduíches que custam de USD 11 a 15 e pratos principais de USD 11 a USD 19.

(C) Spice Market (403 West 13th Street): é para mim o mais bonito restaurante de Jean-Georges. Serve comida asiática que vale ser provada. O menu de almoço com três pratos custa USD 24, sem  contar alguns itens especiais a la carte  de USD 10 a USD 14.

(D) Wallsé (344 West 11th Street): agraciado com uma 1* Michelin, oferece comida vienense moderna. Serve almoço somente aos domingos, por USD 39. Nos demais dias só abre para o jantar.

(E) Perry St (176 Perry Street): outro endereço de Jean-Georges, entre Meatpacking e West Village, voltado à comida franco-americana com influência asiática. Bonita vista do rio Hudson, num ambiente cool. Bib Gourmand pelo Guia Michelin, que enfatiza que os menus de três partos do almoço por USD 28 e do jantar por USD 38 “must not be missed”.

(G) Pearl Oyster Bar (18 Cornelia Street): um paraíso para quem gosta de comida de mar. Não tem menu fixo mas o preço é camarada pela qualidade da comida.

(H)  (31 Cornelia Street): restaurante de bairro que vive cheio desde a abertura em 1993, tem preços a la carte que não passam de USD 18 e menu de almoço com quatro pratos por USD 38.

Mapa

Exibir mapa ampliado

Greenwich Village, (B) Washington SquareNYC University 
Para observar as diversas tribos da cidade numa só região.
(A) Gothan Bar and Grill (12 East 12th Street, entre a 5ª Ave. e University Pl.): restaurante que por anos mantém prestígio na cidade, servindo comida americana contemporânea. O menu de três pratos desse 1* Michelin, no almoço, custa USD 33.

(D) Lupa (170 Thompson Street): outro restaurante de Mario Batali adorado pelos novaiorquinos. Aqui não tem menu fixo, mas vale a visita pelas massas que custam de USD 14 a USD 18. Dá para arriscar ir sem reserva se não se importar em comer no balcão do bar ou nas mesas comunitárias.

Mapa
Exibir mapa ampliado

(A) Soho e (D) Nolita

Embora a agitada região ofereça várias opções de restaurantes, dentro da proposta desta postagem, não são muitas.

(B) L’Ecole (462 Broadway Ave. at Grand Street): pertence ao Instituto de Culinária Francesa e serve menu de três pratos por USD 30.

(C) Piccola Cucina (184 Prince Street, entre Sullivan St. e Thompson St.): italiano Bib Gourmand com 24/30 pontos no Zagat e ótimos preços. A região escolhida aqui é a Sicília  Entradas, saladas e pratos que no horário de almoço não custam mais do que USD 10.

(E) Emporio (231 Mott St, entre Prince St e Spring St.): outro italiano Bib Gourmand com 24/30 pontos no Zagat é uma ótima opção. Embora não tenha menu fixo, as massas custam de USD 13 a USD 17 (mesmo das pizzas), paninis a USD 10 e partos principais por menos de USD 20. Dá para ir sem reserva e fica aberto o dia todo.
Mapa

Exibir mapa ampliado


O local não é minha praia, pois fujo de cantina e compras em Chinatown não me seduzem. Assim, não fui aos restaurantes citados, só pesquisei para este post. Os dois chineses e o malásio são recomendados pelo guia Michelin como Bib Gourmands o que já é uma grande referência. Se estivesse por lá, arriscaria um deles de olhos fechados. Quanto aos italianos, acho todos caros ou turísticos demais.
Coloquei City Hall neste bloco, pois os restaurantes citados são próximos.
(E) Dim Sum GoGo (5 East Broadway): tido como um clássico da região, serve pratos que vão de sopas a USD 6 e peixe por USD 18. Como na maioria dos restaurantes que servem comida oriental o ideal é pedir pratos para dividir.

(D) Golden Unicorn (18 East Broadway): o guia Michellin se refere ao restaurante como “quintessential spot for Chinatown cuisine”. Tem menu fixo de três pratos por USD 17.

(B) Nyonia (199 Grand St): tem uma seleção de pratos para almoço por USD 6.50.

Mapa

Exibir mapa ampliado

(A) TriBeCa

Região sem muitos atrativos turísticos, mas conhecida por seus bons bares, restaurantes e habitantes famosos. Os lugares sugeridos também podem ser aproveitados após sua visita a parte mais sul de Manhattan.

(B)Tamarind Tribeca (99 Hudson Street): comida indiana em ambiente contemporâneo. Tem 1* Michelin e menu fixo de USD 25.

(C)Tribeca Grill (375 Greenwich Street): primeiro empreendimento de Robert De Niro no bairro. Serve menu de três pratos por USD 25. O preço também vale para o brunch servido aos domingos.

(D)Capsouto Freres (451 Washington Street): restaurante francês situado em um prédio lindo e com sucesso de público desde 1980. Tem menu fixo de três pratos por USD 29. O preço do almoço vale também para o brunch do final de semana.

Mapa

Exibir mapa ampliado

Outra região sem muitas opções que valham a pena. Se tiver disposição siga caminhando até Tribeca e almoce por lá.

(A) Nelson Blue (233 Front Street): perto do South Seaport, tem ótimos hamburgers e tortas que custam de USD 13 a 17. Às sextas e sábados fica aberto para almoço até as 16:00.

(E) Gigino at Wagner Park (20 Battery Place):bela vista da estátua da Liberdade. Não tem menu fixo mas serve massas por volta de USD 15 e outros pratos por volta de USD 20. Tem menu infantil por USD 13. Ótima opção para ir antes ou depois de pegar o ferry para a Estátua da Liberdade.

Mapa

Exibir mapa ampliado
Links que podem te interessar: 

Vale a pena ter no seu gadget o aplicativo do OpenTable, um dos melhores para se reservar restaurantes.

Lista dos Bib Gourmands 2013: http://www.michelintravel.com/michelin-selection/new-york-city-2013/

Pontos Turístico em Nova York: http://www.novayork.com/

Dicas dos Concierges do Fours Seasons:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/107911-hotel-em-ny-lanca-site-com-dicas-de-concierges.shtml

Matéria da Condé Nast sobre lugares a beira d’água:
http://www.cntraveler.com/features/2013/05/interactive-guide-new-york-city-waterfront?intcid=trail_gl

By | 2014-10-01T13:12:11+00:00 maio 17th, 2013|Am. do Norte, Estados Unidos, Nova York|4 Comments

About the Author:

4 Comments

  1. […] já falamos sobre a cidade em três posts aqui no blog (Novidades em New York City 2014/2015,  Nova York fica ainda melhor com pausa para almoço e Como se fosse a minha primeira vez em Nova […]

  2. […] cidade também já foi tema de três matérias aqui no blog: Nova York fica ainda melhor com pausa para o almoço, Como se fosse a primeira vez em NY  e Nova York sempre é […]

  3. […] Se tiver interesse em saber mais sobre NY, aqui no blog temos duas publicações sobre a cidade: ‘Nova York é sempre assunto’ e, sobre os restaurantes, ‘Nova York fica muito melhor com pausa para o almoço’ […]

  4. Luciana 24/05/2013 at 02:46

    Adoro o Blog e adorei o post!
    Concordo plenamente sobre o seu comentário, NY é uma cidade que reserva surpresas sempre.
    Adorei as dicas e vou experimente-los! Em agradecimento por tantas dicas legais vou te deixar o nome de dois lugares simples mas que gosto muito para comer doces. O Café Lalo -201 W 83rd (locação do filme mensagem para voce mas com doces que valem muito a pena e um expresso muito bom) e a Max Brenner (esse esta sempre cheio mas aceita reserva pelo Opentable – especializado em chocolates pertinho da Union Square).
    Vou continuar acompanhando e viajando junto pelo blog de vocês!

%d blogueiros gostam disto: