Punta Cana ‘all inclusive’

Por  Jaqueline Furrier-Colaboração Mel Reis

Eu que nunca me imaginei num resort, muito menos daqueles com sistema “all inclusive”, acabei em um, em julho de 2016. Por que?

Algumas questões me levaram a escolher Punta Cana e esse estilo de hospedagem. Eu sempre tiro férias de uma semana em julho para curtir somente com minha filha, agora com 8 anos, num lugar desconhecido. Voos diretos são um bom começo para a escolha do local e, como a GOL tem dois voos diários para Punta Cana, e consegui emitir duas passagens de ida e volta, na classe premium, por somente 40 mil milhas cada, a escolha me pareceu fácil.

Ocorre que, somente depois das passagens emitidas é que fui investigar melhor o local. Foi quando descobri, para minha surpresa, que, salvo raras exceções, os hotéis eram todos enormes e com o tal sistema “all inclusive”. Sei que para muitos o tamanho do hotel não incomoda e que o fato de não ter que colocar a mão no bolso quando se está lá parece um sonho, mas para mim está mais para pesadelo.

Sempre prefiro hotéis pequenos, mesmo que sejam mais rústicos, e escolher o que vou consumir, seja uma refeição, um passeio ou uma atração. Chata eu? Talvez, mas é como venho viajando a vida toda e me pareceu um suplício não ter outras opções.

De qualquer modo as passagens já estavam emitidas e fui em busca dos hotéis. Tentando fugir ao menos do “all inclusive, cheguei, para não perder o preço promocional de 7 noites pelo preço de 5 (pelo valor de USD 6,030), a reservar o luxuoso Eden Roca at Cap Cana, que pertence à rede Relais & Chateaux e é bem caro, mas continuei a dar uma olhada nos demais, principalmente se havia algo novo, pois, as fotos de todos que chequei no “Booking” ou nos sites dos hotéis não me animavam.

Depois de alguns meses a procura, descobri que seria inaugurado em maio um hotel da Nickelodeon (o primeiro fora dos EUA) associado à rede Karisma, que se propõe a oferecer serviços de luxo e sistema all inclusive” gourmet .

O melhor é que a tarifa de inauguração era de apenas USD 2,520 pelas mesmas 7 noites. Não tive dúvidas, troquei uma reserva pela outra.

Sobre o Nickelodeon Punta Cana

O hotel não é muito grande (208 suítes), mas divide os restaurantes, piscina e alguns outros serviços com o Hotel Sensatori  (252 suítes), que, pelo que entendi, só pode ser reservado por meio da operadora inglesa Thomson.

Ambos os hotéis têm a mesma arquitetura e pelo que pude comparar pelas fotos de ambos os sites o mesmo estilo de quartos. A decoração deve variar um pouco, pois o Nickelodeon, mesmo discreto é temático. Até a semana que lá estive, não havia pulseira de identificação e todos os hóspedes tinham trânsito livre por todas as áreas, mas pelo que acompanhei em discussões de alguns grupos do facebook isto deve mudar em breve, com áreas restritas para adultos e alguns serviços separados.

O hotel fica em Uvero Alto, praia bem mais distante do aeroporto e de outras atrações do que a de Bavaro, onde se concentra a maioria dos hotéis, que são assistidos pelo aeroporto de Punta Cana. Isto faz com que a praia do hotel seja praticamente privada, pois não se vê hóspedes de outros hotéis e não se é incomodado por vendedores de passeios e serviços em geral. Por outro lado, a locomoção para qualquer canto é cara.

O mar neste trecho de praia também é bem menos calmo do que em Bavaro o que nos impediu de usar quaisquer dos equipamentos náuticos que o hotel dispõe aos hóspedes, como caiaque, hobie cat, stand up paddle e pedalinho. Acabamos por usar somente a piscina, seja a do nosso quarto, pois ficamos em uma “swim-up pad” suíte, ou a principal do hotel, defronte para praia.

O hotel também tem um parque aquático pequeno, “Acqua Nick”, que entretém as crianças, principalmente as menores. O parque pode ser usado pelos hóspedes do hotel sem custo adicional e por lá aparecem alguns personagens para fazer fotos com as crianças. Pela estrutura, acho que no futuro haverá shows e também será lá que funcionará o kids club, por enquanto fechado. Também, por enquanto, o hotel não dispõe de monitores, mas baby sitters podem ser contratadas pelo preço de USD 20 a hora.

Atividades como yoga, aulas de dança, vôlei de praia, hidroginástica entre outros são oferecidas em programações semanais. Também é possível fazer aula de tênis por preço adicional.

Como o hotel é novo, tudo está impecável. O lobby é lindo, os quartos e banheiros são espaçosos e muito bem decorados, com toalhas e lençóis excelentes, por outro lado o serviço em alguns momentos patina, principalmente nos restaurantes. Os empregados, contudo, são extremamente gentis e solícitos.

A academia de ginástica é muito bem equipada com excelentes e múltiplos aparelhos. Não usei os serviços de massagem etc… do Vassa SPA, que também é muito bonito, mas achei os tratamentos bem caros.

Além do bar da piscina e dos dois restaurantes que ficam de frente para o mar (Lighthouse e Zest), o complexo tem uma vila gourmet, entre a recepção e os blocos de suítes, onde estão situados mais seis restaurantes (Sugarcane, Kitchen 23, Verdello, Wok Wok, Brgrs PH e Spacewalker), um café (Doppio) e um bar (Vino Vino).

Também nesta área está localizado um pequeno teatro, onde todas as noites tem algum show. Algumas lojas devem em breve ser abertas nas arcadas deste complexo, mas por enquanto somente uma pequena, que vende souvenirs e guloseimas está em funcionamento.

Sobre o “all inclusive

Com exceção do Sugarcane, todos os demais restaurantes têm serviço à “la carte”, no jantar. Os almoços são sempre servidos no sistema buffet, mas só ficam abertos neste horário o Zeste e o Lighthouse. Pode-se, ainda, almoçar sanduiches no Brgrs PH, que é o restaurante aberto na vila gourmet a partir do meio dia.

Todas as refeições em quaisquer dos restaurantes estão incluídas no preço da diária, assim como uma variedade de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Os vinhos incluídos são chilenos (gostosos), mas é possível escolher de uma carta, pagando-se a parte. Parece que as refeições no Kitchen 23 serão cobradas no futuro. É necessário fazer reservas em alguns deles, mas recomendo que faça para todos. O ideal é se planejar e já reservar para toda semana ou ao menos para uns dois ou três dias.

O serviço de room service também está incluído no preço. Funciona 24 horas e tem algumas opções. No dia que pedi no almoço, os itens vieram faltando acompanhamentos, mas dentro do prazo de 0h45min estipulado. O frigobar também é free, mas basicamente colocam água, cerveja e refrigerantes.

O Doppio é o único local onde são cobrados os pedidos. Lugar agradável para um café, smothie ou doce.

Estive em todos eles com exceção do Kitchen 23, que é o mais formal só aceita maiores de 18 anos. O restaurante é apresentado como sendo de cozinha autoral. Chequei que serve um menu degustação de mais de 10 pratos.

Wok Wok – serve um mix de cozinhas asiáticas, com muitas opções que vão de rolls japoneses (ok) a pratos tailandeses bem gostosos. Fomos na primeira noite e, apesar do serviço demorado e um pouco confuso, deveria ter repetido por conta da boa comida. Reserva necessária.

Spacewalkero único restaurante realmente temático e o mais difícil de conseguir reserva para jantar. Tem um menu fixo, onde se escolhe apenas o prato principal, que vai de almôndegas vegetarianas a estrogonofe (na verdade pene com molho de carne), as entradas e sobremesa são servidas sem que se escolha. Achei alguns itens gostosos, mas outros sofríveis.

Brgrs PH Lanchonete bem montada, com variedade de hambúrgueres e outros sanduíches, além de saladas, milk shake etc… Não sei se errei na escolha, mas achei apenas ok, embora as críticas dos demais hóspedes sejam favoráveis. Foi de longe o pior serviço – demoraram mais de uma hora para trazer os pedidos.

LighthouseServe almoço em sistema buffet, com mais opções do que o Zest. A vista para o mar é bem bonita, assim como o restaurante. Fica do lado do Sensatori e não está no site do Nickelodeon, por isso acho que será restrito aos hóspedes deste segundo, quando houver alguma forma de diferenciar os hóspedes de um hotel do outro. Abre de sexta a domingo para jantar, mas somente para os hóspedes do Sensatori. Também serve café da manhã, mas só para adultos.

VerdelloDe longe a melhor opção, mas nem chega perto de um bom restaurante italiano em São Paulo. Fomos duas noites e comi pratos diferentes em ambas, todos estavam gostosos e o serviço foi excelente.

Sugarcaneo maior de todos os restaurantes e onde também é servido o café da manhã.  O serviço no jantar é no sistema buffet com muitas opções e algumas noites temáticas. Embora o site do hotel anuncie que se trata de cozinha de mercado com produtos frescos etc…, trata-se de um batido self service, com massas moles e muitas frituras. O café da manhã tem alguns bons itens, no entanto, por ser grande, também é sempre barulhento, mas com certeza uma boa opção para famílias ou grupos grandes.

Al Fresco – Fica numa área lateral, à beira das piscinas entre dois blocos de quartos, mas ainda não estava aberto.  Segundo o site, servirá comida rápida e leve.

Acqua Bite – Fica na área do parque aquático e serve basicamente frango e hambúrgueres grelhados na chapa, assim como pizzas, durante o horário de funcionamento do parque.

Para quem gosta de relaxar é possível passar a semana toda somente no hotel, imagino que em qualquer um do mesmo tipo, mas eu não tenho parada e fico entediada só de pensar em passar dias em um só lugar.

Tanto na área da praia, como na entrada, ao lado do concierge, há um representante da operadora Nexus Tours vendendo uma infinidade de passeios. Achei todos pasteurizados, mas acabei fazendo três deles: Marinarium, Bavaro Adventure Park e Dolphin Discovery. A vantagem da contratação destes tours pela operadora é que o transfer está incluído no preço.

Bavaro Adventure ParkO local é simpático, mas por não ser a beira mar muito quente. As atividades são limitadas, em razão do pacote de atrações que se compra. Sinceramente achei bem sem graça e as opões para comer horríveis. O pacote de fotos também é bem caro (USD 49 para uma pessoa e 89 para duas), mas vale chorar para ter desconto (paguei USD 54 para duas).

Marinarium – Essa empresa oferece três tipos de programas: Marine Park & Aquarium, Sunny Day Sailing Cruise e Happy Hour Saling Cruises. Os dois últimos oferecem, além de um cruzeiro pela costa de Bavaro, snorkeling, open bar no barco e drinks numa parte rasa da costa. O Sanny Day tem almoço incluído e happy hour, uma festa com animação.

A minha opção foi pelo Marine Park Aquarium, que oferece snorkeling com tubarões e arraias num parque marinho privado. Na verdade, é um cercado no mar de 40 mil m2, onde ficam diversas arraiais e tubarões, além de peixes. Nadamos com ao menos 10 arraias e 6 tubarões e é possível tirar foto segurando uma arraia.

Esse passeio tem duas saída diárias. Fizemos a da tarde. Pegaram-nos no hotel às 12h20, demoramos cerca de 40 minutos até o local de onde sai o catamarã, que é quase em frente ao tal parque. O mergulho demora cerca de 40 minutos.

Depois o barco segue pela costa da reserva natural Cabeza de Toro, até o ponto onde o mar raso forma uma “piscina natural”. Neste ponto é possível tomar banho de mar e servem bebidas dentro da água. Durante todo o cruzeiro as bebidas são gratuitas (basicamente refrigerantes, água, cerveja e rum) e também serviram sanduíches de queijo e queijo e presunto. A minha filha adorou nadar com tubarões e arraias. Não esqueça de levar dinheiro para comprar a foto na volta (USD 14).

Dolphin DiscoveryHá três empresas em Punta Cana que oferecem experiências com golfinhos. Escolhi esta, pois era a que tinha melhor avaliação no Trip Advisor, no entanto, não fica no mar, como as demais (Dolphin Explorer e Dolphin Island Park).

A empresa tem operações em oito países, incluindo EUA e se diz a companhia com maior número de certificados da AMMPA (Alliance of Marine Mammal Parks and Aquariums).

Sei que é controverso esse tipo de programa com animais, mas não há como negar que crianças e adultos amam. Foi de longe o programa que minha filha mais gostou na viagem e um dos que ela mais gostou na vida e olha que ela já vivenciou bastante coisa para sua idade.

A Dolphin Discovery oferece três tipos de programas, para todos o traslado de ida e volta ao hotel está incluído. Leva-se mais ou menos três horas entre a ida e a volta para o hotel.

Nós fizemos o Royal Swim, que é o mais completo e obviamente o mais caro. Nesse programa nada-se com dois golfinhos, somos empurrados por dois deles, além de passar a mão, dançar e dar beijo nos bichinhos, pelo preço de USD 199 adultos e UDS 99 crianças.

Como só entra na área quem vai fazer o programa e não é permitido câmaras, acaba-se ficando refém das fotos tiradas pelo fotógrafo oficial. O cd todas as fotos digitais e 4 impressas saiu por USD 124. Ou seja, programa bem carinho.

Saona fora do roteiro

Tours para a ilha de Saona, que ficam num parque marinho, próximo ao encontro das águas do Oceano Atlântico com o mar do Caribe, não faltam, mas a maioria é desenhado para o grande público. Traslados compartilhados em ônibus e vans, barcos enormes cheios de gente, que param em um dos muitos restaurantes da ilha, onde a única opção para almoço é o buffet incluído no programa.

A maioria dos tours segue mais ou menos o mesmo modelo. Os barcos saem de Bayahilbe por volta das 9:30, navega-se contornando as praias até adentrar no Parque Nacional del Este. Os barcos param num local raso, onde se toma banho em águas com muitas estrelas do mar.

Depois, muitos deles param num píer para alimentar cardumes de peixse e seguem para uma das praias de Saona para almoçar, retornando da ilha por volta das 15h00 da ilha.

Pelo Trip Advisor, encontrei um programa diferente, mais exclusivo, que atendeu todas as minhas expectativas. Trata-se do Playa Tao Beach Club & Restaurant www.playatao.com

O Playa Tao foi aberto há menos de dois anos pelo italiano Vittorio Giogoli, que estava pessoalmente cuidando do lugar quando lá estive.

Pelo site são oferecidos alguns programas, mas como em julho é baixa temporada, só havia um. Ele trabalha e parceria com a empresa Viaggi Caribe (www.viaggicaribe.com), cujo dono Carlos (+1 809 782-9236) nos acompanhou durante o programa. Foi ele também que me ofereceu um transfer privado de ida e volta do hotel até Baiahilbe, em uma van super confortável, por USD 140. Cada trecho da viagem levou quase duas horas.

Essa empresa organiza outros programas também. Vale a pena cotar com eles.

O programa que fizemos custou USD 149 para mim e metade do preço para minha filha, com almoço e bebida incluídos. Por esse valor fizemos o passeio numa lancha rápida, acompanhada por somente mais uma família de 7 pessoas. Paramos, por cerca de 45 min para nadar com as estrelas do mar, demos comida para os cardumes e pudemos com eles nadar por uns 10min e chegamos ao Playa Tao por volta de 11:30. Fomos recebidos por Vittorio, que nos ofereceu bebidas e nos perguntou que horas queríamos almoçar. Como tinha acordado muito cedo pedi para o almoço ser servido às 12:30.

Aceitei uma cerveja e fui apreciar a vista da praia e das palmeiras de uma cama a beira mar. O lugar é lindo e o espaço praticamente privado. Eles recebem somente 50 pessoas por dia. Fora o nosso grupo, havia apenas uma família mineira enorme, que estava hospedada no Clube Med.

Às 12:30 o almoço para mim e minha filha foi servido em uma mesa para dois na areia, com toalha e guardanapos e tecido. De entrada, vieram lagostins e ceviche e de prato principal lagosta para mim e peixe grelhado para minha filha, acompanhados de batatas assadas (eles têm outras opções). De sobremesa foi servido um prato de frutas tropicais. Tudo acompanhado de um vinho branco chileno bem honesto.

Depois do almoço ainda tivemos quase duas horas de praia, pois só deixamos o local perto das 16:00. Adorei o programa e o serviço foi impecável.

Mais algumas dicas:

Vale comprar pelo site a Tarjeta de Turismo (USD 10) para evitar fila na chegada.

Eu não reservei transfer de ida para o hotel, pois achei caro o valor passado pelo hotel (USD 138). Peguei táxi no aeroporto e paguei USD 70 (tabelado). Mas fique atento e deixe bem claro que vai pagar somente o combinado. O meu motorista no meio do caminho veio com um papo de querer cobrar mais e fiquei estressada. De qualquer forma paguei somente o combinado.

Como o valor do transfer para a Playa Tao, que é muito mais longo do que o percurso até o aeroporto, foi de apenas USD 70. Combinei com o motorista Eugênio a volta para o aeroporto pelo mesmo valor do taxi. O telefone e whatsapp dele é + 1 829 801 8744.

By | 2016-09-25T08:59:17+00:00 agosto 12th, 2016|Am. Central e Caribe|0 Comments

About the Author:

%d blogueiros gostam disto: