Final de Semana em Buenos Aires para a Maratona de 21k

Por  Jaqueline Furrier-Colaboração Mel Reis

Voltei a Buenos Aires pouco depois de um ano que escrevi o post sobre a cidade e, apesar do novo governo, não vi nenhuma melhora econômica sensível. Na verdade, em razão de a moeda ter sido desvalorizada e de não haver mais câmbio paralelo, achei tudo muito mais caro e vi muitos comércios fechados, aliás, dois deles citados no nosso post anterior, que foi por isto atualizado.

De qualquer modo, para mim, como já falei antes, é uma cidade para onde sempre vale dar uma escapadela. Fica a apenas 2 horas e pouco de São Paulo, é servida por uma infinidade de voos e sempre tem alguma novidade. Falando em voo, não deixe de conferir, além das tradicionais TAM, LAN e Gol, os voos da Qatar, Emirates, Turkish, que são diretos a partir de São Paulo, e têm ofertas de preço excelentes!

Dessa vez, fui com o único objetivo de participar da Meia Maratona, prova que já tinha corrido há 10 anos, quando tinha outro percurso.

Foto abaixo obtida no site: http://maratondebuenosaires.org/pt/
portugues-diego-elizondo-gano-los-21k-axion-energy-buenos-aires
-2016/

Essa prova sempre acontece num domingo próximo ao feriado do 7 de setembro e é lotada de brasileiros. Para quem gosta de correr super indico, pois o percurso é bonito e plano, a temperatura agradável e a organização melhorou muito. Veja abaixo o percurso.

mapa-21k-2016-v-05

Algumas empresas brasileiras vendem pacotes para os participantes nacionais, mas não é necessário aderir a esses programas. É possível se inscrever pelo site oficial (neste ano custava USD 70), mas fique atento, pois acabam logo. Se perder o prazo, pode pagar somente pela inscrição (USD 300) por meio de agência argentina, que foi o que fiz.

Eu prefiro não aderir aos pacotes e escolher hotéis e voos. Se for essa sua opção, escolha um hotel em Palermo ou Belgrano para ficar próximo ao local da largada, que é o mesmo da chegada.

Como o programa era correr, o que não combina com comilança e bebida, viajamos na sexta no final do dia, chegando a tempo de jantar, e voltamos no domingo à noite. Foi corrido, mas consegui conhecer dois restaurantes, revisitar um que gosto muito e, ainda, sobrou um tempinho para comprar vinhos.

Considero um feriado de quatro dias, tempo ideal para aproveitar a cidade, mesmo para quem a visita pela primeira vez, mas dessa vez não foi possível estender o final de semana. Para conferir minhas sugestões para alguns dias, veja o post Feriado em Buenos Aires.

Onde ficamos

Como sempre falo aqui, prefiro hotéis pequenos, no estilo boutique, e como Buenos Aires é uma cidade repleta deles quase nunca tenho que optar por um hotel convencional.

A escolha desta vez foi pelo hotel 1828 Smart Hotel, que é filiado a Small Luxury Hotels, e de fato é bem pequeno. Gostei menos do que do hotel Legado Mitico, onde fiquei no ano passado, mas é bem bonito e tem um serviço bem simpático, assim como um café da manhã muito gostoso. Não possui restaurante, mas tem opções como room service. No lounge, onde é servido o café da manhã é possível tomar um drink ou vinho. No fundo, há uma piscina pequena, mas o ambiente é bem agradável. Os quartos são pequenos e têm decoração contemporânea de bom gosto.

Os Restaurantes

Foram apenas dois jantares e dois almoços, infelizmente, dessa vez com pouco vinho. Todas as refeições foram partilhadas com um casal de amigos que também foi correr.

Chila – Foi a escolha mais “gastronômica da viagem” e fomos na sexta à noite, logo que chegamos na cidade. O restaurante da premiada chef Soledad Nardelli (35° na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina 2016) fica em Puerto Madero, mas se distingue em muito dos restaurantes turísticos que se instalaram por lá. Serve uma cozinha autoral com produtos de pequenos produtores locais. São dois menus degustação, de 3 ou 7 passos. Escolhemos o de 3 passos, pois era tarde, mas, mesmo assim, além da entrada, principal e sobremesa ou queijo, escolhidos dentre algumas opções, foram servidos mais dois como cortesia da chef. Achei todos muitos bem apresentados e deliciosos. É recomendado reservar.

A mesma chef possui ainda o restaurante Le Grill, também em Puerto Madero, que, segundo a sua própria filosofia “es claramente uma parrilla no tradicional, Le Grill es um concepto distinto”. Os clientes do Chila recebem um voucher para ter 20% de desconto nesta casa, fica a dica!

Il Ballo del Mattone – repeti nesta viagem como nossa escolha para o almoço de sábado, pois não queríamos deixar o bairro de Palermo para não nos cansarmos. O restaurante é frequentado por muitos locais descolados (mais uma vez não tinha nenhum turista) e é famoso pela decoração kitsch e pelas massas simples. Comemos bem, massas com toque caseiro e boas entradas (saladas e bruschettas).

Foto obtida em: https://www.instagram.com/ballodelmattone/

Cucina Paradiso – foi uma grata surpresa conhecer este pequeno restaurante italiano com cara de cantina, mas que traz uma culinária mais apurada. O proprietário é o chef italiano Donato de Santis, com larga carreira internacional e programas de tv. Outro local com poucos turistas, mas fila na porta, quando saímos por volta das 22:00. Aliás, só sentamos em quatro pessoas, pois chegamos às 19:50 e pegamos a última mesa disponível.

Compartilhe entradas e saboreie principais conhecidos, mas com toque original e primor na preparação. Fomos no de Palermo, mas tem outra unidade em Belgrano.

Don Julio – Como não dá para ir a Buenos Aires e não comer uma bela carne argentina, a escolha dessa vez foi por este restaurante de Palermo que há muitos anos é apreciado pelos portenhos pela excelência de sua carne e também de sua adega. Como fomos depois da prova, o almoço foi regado com vinhos excepcionais para comemorar. Desde o ano passado, passou a ser a segunda churrascaria a constar entre os 50 melhores restaurantes da América Latina, ocupando na lista de 2016 a 21ª posição.

Para se localizar, veja o nosso mapa com as indicações deste e do outro post sobre a cidade:

By | 2016-10-07T12:58:11+00:00 setembro 24th, 2016|Am. do Sul, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai|0 Comments

About the Author:

%d blogueiros gostam disto: