Quem já experimentou a comida mineira sabe que é bem difícil não gostar dela, ainda mais nos últimos anos, quando tem passado por um grande movimento de valorização dos produtos locais e renovação feita por de jovens chefs. Existe até uma associação que busca “preservar, manter e estimular o modo de fazer das receitas e dos produtos regionais”, a Amiga – Associação Mineira de Gastronomia.
Esta matéria do caderno Paladar do Estadão (out/14), passeia por várias aspectos da culinária do estado e vai da panificadora até o produtor de cerveja, isto mesmo, Minas não é só produtor de cachaça. E ainda tem mais. Os restaurantes de Belo Horizonte Alma Chef, Xapuri, Glouton, Pecatore entre outros, são super disputados.
Outra atração mineira é o Instituto Inhotim, um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, que já foi tema de post no blog (http://wp.me/p4LCtG-Z ). Localizado em Brumadinho, está a 60km de BH.
Tutu à mineira de Thermomix http://blogs.estadao.com.br/paladar/tutu-a-mineira-de-thermomix/
Cerveja de doce de leite e goiabada? Em Minas temhttp://blogs.estadao.com.br/paladar/cerveja-de-doce-de-leite-e-goiabada-em-minas-tem/
Produtores e cucas se completam em BHhttp://blogs.estadao.com.br/paladar/produtores-e-cucas-se-completam-em-bh/
Para conhecer e beber café, vá à Academiahttp://blogs.estadao.com.br/paladar/para-conhecer-e-beber-cafe-va-a-academia/
Ateliê de pão artesanal faz tour-degustaçãohttp://blogs.estadao.com.br/paladar/atelie-de-pao-artesanal-faz-tour-degustacao/
Belo Horizonte tem até restaurante ‘de praia’http://blogs.estadao.com.br/paladar/belzonte-tem-ate-restaurante-de-praia/
Mais que Viagem na Rede