A gastronomia do Porto

Por Raquel Preto
edição e revisão de Mel Reis e Jaqueline Furrier
fotos Raquel e José Carlos P. Pereira

matéria publicada na última sexta,05.09.2014, abordou os passeios e atrações turísticas do Porto, essa cidade tão especial de Portugal. Nesta segunda parte, trato do rico cenário gastronômico do Porto e arredores, e, por conta disso, reservei um capítulo especial para descrever algumas das excelentes experiências à mesa nessa linda capital do norte português e em áreas próximas à cidade. 

Falar sobre os restaurantes dessa região é tarefa hercúlea, à qual poderia dedicar páginas e páginas de considerações, ante a riqueza e variedade de opções! Mas, tentando manter a objetividade, restringi um pouco a análise e com dificuldade, escolhi aproximadamente as dez melhores experiências gastronômicas da cidade do Porto e região.

E adianto que foi mesmo com muita dificuldade, pois haveria muitas outras, muito mais do que dez…

Então, aqui estão as minhas “Top Ten” experiências à mesa no norte de Portugal. Aproveitem, portanto, para saboreá-las!

Cozinha da Terra

Começo as indicações gastronômicas por um restaurante localizado fora da Cidade do Porto, o Cozinha da Terra, e há muitos motivos para isso. Na verdade, são tantos, tão variados e tão potentes, que quem for lá logo compreenderá o porquê desta escolha inicial estratégica que faço. Para mim, esse é o melhor restaurante de Portugal atualmente. 

Porto. Restaurante Cozinha da Terra

Sua cozinha de raiz é imbatível pela riqueza de sabores, de aromas, por sua autenticidade e pela peculiaridade de suas instalações: ele fica numa casa antiquíssima de aldeia, com mais de cem anos.

É literalmente uma casa de pedra, como tantas e tão típicas que ainda existem e resistem no norte de Portugal. Com teto baixo, com móveis rústicos e muito típicos, é a mais pura imagem do Portugal antigo, tradicional e que me diz tanto e de tão perto, por sua intrínseca ligação com a minha própria origem e família.

Será inevitável perceber que o espaço provocará inúmeras sensações positivas diante de tanta autenticidade e tradição e o nome do restaurante foi, portanto, extremamente bem escolhido.

A culinária aqui praticada é vigorosa, robusta, com sabores autênticos e impactantes, sem condescendências de qualquer tipo: é Portugal no prato do começo ao fim, no estômago, no nariz, enfim, nas veias. O restaurante já foi eleito diversas vezes como uma das melhores mesas portuguesas, e, para mim, repito, ele é o melhor.

Os vinhos disponíveis são bons, mas você também pode comprar um vinho português ultra especial e leva-lo consigo. Mas, para acompanhar as delícias do “Cozinha da Terra”, só mesmo comprando um legítimo Barca Velha, um Quinta do Vale Meão, um Pintas, um Pera Manca ou um Herdade do Mouchão Tonel 3-4 etc etc.

Enfim, só o melhor da produção vinícola portuguesa para acompanhar as iguarias que virão aos pratos! E leve um branco e um tinto, pois o cardápio é variado e alguns itens irão melhor com um belo branco e outros com um grande tinto.

Prove todas as entradas e escolha pratos principais diferentes para cada pessoa à mesa, de tal sorte possam todos provar um bocadinho das diferentes opções, até porque todas as porções são generosas, como soe acontecer à mesa de uma casa portuguesa e ninguém ficará chateado porque tem alguém “roubando” umas garfadas do seu prato! E não dispense as sobremesas. Passe o dia sem comer, se for o caso, mas experimente tudo ao jantar!

De entrada, entre tantas que virão à mesa, lá estarão os pastéis (bolinhos, para nós brasileiros) de bacalhau, como também os de vitela, assim como cogumelos portugueses selvagens e que são simplesmente… incríveis! E há mais “entradinhas”…

Como prato principal, a depender da época, haverá um sensacional arroz de pato à moda do norte de Portugal, que é finalizado no forno; quiçá, um indescritível e alucinante bacalhau servido dentro de uma broa de milho e pousado sobre cama de legumes!!!!

Enfim, uma odisseia gastronômica lusitana! Reservar é fundamental, até para confirmar horários da casa no dia e garantir lugar, pois o restaurante é realmente muito disputado e concorrido.

Bom, a parte mais difícil é que o restaurante fica fora da cidade do Porto; fica na cidade de Paredes, mas que é uma cidade próxima ao Porto e por mais difícil que seja o acesso o “Waze” com certeza te leva lá: da última vez foi esse o método que usamos e funcionou à perfeição! Com GPS você também chegará fácil. E as informações de contato são as seguintes: Endereço – Casa de Louredo, Lugar da Herdade, 8, 4580-582 Paredes, Portugal. Os telefones são  +351 255 780 900 ou  +351 918 756 248 e a localização para GPS, o que é bem importante, é GPS 41º 14’09” N, 8º 20’45” W

A proprietária

Bar Tolo (Bar Tolo Meu)

Esse pequeno estabelecimento fica na cidade do Porto, na área da Foz do Rio Douro. O nome é uma brincadeira sonora e já evidencia o clima animado do local: BAR TOLO (Bar Tolo Meu)… É um misto de bar com restaurante português em que se elaboram pratos tradicionais com toques de modernidade, pois vários pratos típicos foram “reformatados” e foram transformados em petiscos, tapas. E é tudo delicioso e muito bem feito.

Trata-se de um ótimo bar/restaurante na região tradicional da Foz do Douro. Com ambiente animado e bastante badalado, é ao mesmo tempo casual. É diferente! Mas, lembre-se: como é pequeno e muito badalado, é melhor reservar antes, ou, caso não consiga reservas, pode tentar chegar bem cedo para disputar uma mesa no espaço apertadinho, mas charmoso da pequena casa triangular em que, no térreo, o ritmo de bar impera.

Nos andares superiores, o ambiente de restaurante prevalece e as iguarias desfilam pelas salas… Lá indo, não deixe de comer a deliciosa Açorda de Mariscos (frutos do mar), que é extremamente bem feita. 

Ele fica na região da Foz do Douro, e o endereço é  Rua Senhora Da Luz , 185. O telefone, para reservar, e repito, é bom reservar, é o +351 22 493 8987

Barão de Fladgate

Este restaurante, Barão de Fladgate, fica em Vila Nova de Gaia, dentro da Taylor’s, uma das melhores e mais tradicionais vinícolas produtoras de vinho do Porto, com excepcional vista para a cidade do Porto.

Aliás, reserve ou peça mesa do lado das grandes vidraças para aproveitar o incrível e marcante visual enquanto degusta um dos sensacionais pratos típicos portugueses que saem diariamente da maravilhosa cozinha, que usa e abusa de muitos ingredientes também muito lusitanos.

IMG_3675

Há clássicos da culinária portuguesa, mas há também ingredientes típicos portugueses utilizados em abordagens não usuais. A comida é ótima e a carta de vinhos é excelente e interessante!

Bom, o visual que se descortinará diante dos olhos enquanto se come é lindo e romântico: é o rio Douro sinuoso e insinuante, envolvendo todo o Porto com suas curvas, e que foram há séculos tomadas pela cidade e seus históricos edifícios.

E, ao final da refeição, ou mesmo antes, se for durante o dia, é possível fazer uma visita guiada às caves do vinho do Porto da Taylor’s!

Taylors

Restaurante Gastronômico The Yeatman

É o restaurante que fica dentro do Hotel The Yeatman, também em Vila Nova de Gaia, totalmente de frente para a parte histórica da cidade do Porto, portanto, a vista panorâmica é linda e garantida. É um restaurante de alta gastronomia, que eleva e revisita a culinária portuguesa modernizando diversos pratos típicos e dando-lhes nova interpretação.

Entrada Hotel Yeatman

É super premiado e ostenta uma estrelinha Michelin. Por muitos é considerado o melhor restaurante da área do Porto e um dos melhores de Portugal. Tem uma excepcional carta de vinhos. É perfeito, portanto, para aqueles que gostam de restaurantes gastronômicos. Reservar é essencial.

O Paparico

O Paparico fica dentro da cidade do Porto, apesar de ser um pouco afastado do centro, mas o lugar é uma excelente opção para a tradicional culinária portuguesa, sem modernidades e é muito charmoso, com suas paredes de pedra e decoração antiga, mas extremamente bem cuidada.

O restaurante só atende com reservas, portanto, é fundamental contatá-los para tratar disso.

E, ao chegar, é preciso bater na porta! Mas, o Paparico vale a visita, pois além do ambiente muito agradável, o pessoal que faz o serviço é extraordinário e a comida típica portuguesa é realmente bem acima da média.

paparico

Não à toa já foi premiado diversas vezes como uma das melhores mesas portuguesas. As sobremesas são divinas, portanto, é fundamental deixar espaço para elas!

E a “morada”/endereço é o seguinte: Rua de Costa Cabral, 2343 – 4200 Porto – GPS. N 41,1762° 0 8,5856°. Tel +351 225 400 548

O Lusitano e O Filipe

Ficam na região de Matosinhos, cidade portuária praticamente grudada na cidade do Porto, que entre outras atividades, especializou-se em restaurantes de peixes e mariscos (frutos do mar).

São dezenas deles, acredite-me, e muitos muito bons. Alguns mais simples e outros mais arrumadinhos, mas como para os portugueses o que realmente importa é a qualidade do pescado e dos mariscos conjugada à habilidade do cozinheiro, as duas referências feitas aqui só levam isso justamente em consideração.

O Lusitano

lusitano

E aqui vão as minhas especiais recomendações para uma refeição em Matosinhos: este é o lugar perfeito para comer sardinhas portuguesas legítimas assadas na brasa, quiçá na sua frente, pois vários deles tem os seus braseiros praticamente na calçada, de frente para as mesas e seus clientes.

E não deixe de comer também um dos meus preferidos pratos portugueses tradicionais: as Ameijoas à Bulhão Pato! Ameijoas são parentes distantes dos nossos vôngoles, só que muito maiores e mais saborosos, e que são preparados com o excelente azeite de oliva, alho, vinho branco seco e um bocado de coentros… Enfim, é de morrer!

Não deixe também de provar todos os tipos de camarões disponíveis, sejam eles os camarões tigres na brasa ou os vindos de Angola, ou ainda as caras e estranhas percebas, ou percebes, que são crustáceos com visual diferente, mas que merecem ser provados! E, por fim, coma a Sapateira, o caranguejo gigante das águas frias do Atlantico Norte e que é simplesmente divina! 

As opções de restaurantes aqui referidas são ambas ótimas: O Lusitano é mais rústico e O Filipe é um pouco menos. Mas, há ainda muitas outras opções… Questão de pesquisar ou gostar do visual do restaurante enquanto caminha pelas ruas de Matosinhos, tomadas por inúmeros restaurantes… Você literalmente encontrará muitos, dezenas deles, praticamente um ao lado do outro…

Cervejaria Capa Negra

A cidade do Porto tem diversas Cervejarias, que seriam restaurantes informais, nos quais se encontram bons mariscos (frutos do mar) para petiscar ou ainda pratos rápidos e sanduíches.

A Cervejaria Capa Negra é uma das mais tradicionais da cidade e está sempre lotada, mas que vale a espera tanto pelas “francesinhas” de qualidade, quanto pelos imperdíveis “rissóis de camarão”!! O Porto é conhecido por sua mesa farta e comidas deliciosas, mas entre elas há uma especialmente famosa, uma espécie de sanduíche conhecido como “francesinha”. Bom, ele é grande e é preciso reconhecer que se trata de um sanduíche para glutões, pois além do tamanho, mistura diversos ingredientes.

capa negra

De qualquer forma, vale experimentar ainda que eventualmente dividindo uma francesinha para duas pessoas tendo em vista o tamanho. Mas, fato é que é muito diferente do conceito tradicional de sanduíche e eu diria até que se trata mais de uma verdadeira refeição completa do que de um sanduíche…

Enfim, apesar do tamanho, ele é especial, e portanto vale a pena prova-lo, pois a “francesinha” é muito peculiar e distinta de tudo o que já conhecemos.

Uma “francesinha” vem lotada de recheio, composto geralmente por bife de filé, linguiças diversas grelhadas muito saborosas, fiambre, tudo isso coberto por queijo e, eventualmente, acompanhado por ovo estrelado e batatas fritas, estes dois últimos a critério do cliente, mas com um grande diferencial: o molho… Sim, porque o grande detalhe é o fato de que sobre tudo isso é derramado um aromático molho especial e secreto, levemente apimentado, que vai se acumulando no prato e sobre o qual a iguaria em comento repousará até ser devorada.

A Cervejaria Capa Negra é um ótimo lugar para comer uma “francesinha”. Mas, eles têm outros petiscos sensacionais, como por exemplo, os incríveis “rissóis” de camarão, um parente distante dos nossos risoles. Mas, ressalto que o parentesco é bem distante porque no caso dos “rissóis” portugueses, a massa que envolve o cremosíssimo, leve e saboroso recheio de camarão é também levíssima e fina. São incríveis mesmo, e, portanto, não saia de lá sem os comer, tudo isso devidamente acompanhado por bons “finos” (chopp pequeno) ou “príncipes” (chopp médio)!

Cafeína

Clássica escolha na região da Foz do Douro, com excelente serviço, comida de qualidade e instalações elegantes. Não à toa vive bem frequentado por artistas, escritores, políticos e jornalistas. O bacalhau é a grande referência da casa, entre várias outras possibilidades. O Cafeína fica na Foz, na Rua de Gondarém, bem na esquina com a Rua do Padrão.

Cafeína

Camafeu

Um charme! Pequeno e aconchegante com decoração primorosa e acolhedora, grandes janelas abertas para a Praça Carlos Alberto, tudo isso a nos dar a sensação de que estamos comendo na casa de uma autêntica família “tripeira” (“Tripeiros” são os habitantes da cidade do Porto…)! E é garantido que você comerá comida portuguesa típica, de excelente qualidade e feita com o coração. O Camafeu é um restaurante onde se podem encontrar boas especialidades culinárias portuguesas, super bem apresentadas e elaboradas. É como se estivéssemos comendo em casa, mas com uma dose de capricho especial! Mais um exemplo de excelente “confort food” português!

Morada/Endereço: Praça Carlos Alberto 83, Porto, Portugal, +351 937 493 557.

DOP por Rui Paula

Esta é versão urbana do Chef proprietário Rui Paula, o mesmo do fantástico DOC, que fica mais ao norte, pousado literalmente nas margens e nas águas do Rio Douro, em Armamar, no centro da grande região vinícola do Douro.

Esta casa “urbana” fica localizada num prédio antigo muito bonito, em pleno coração dana zona antiga da cidade do Porto. Nesta versão, a tônica é a utilização dos ingredientes lusitanos em abordagem absolutamente vocacionada para a modernidade. Alguns acham que o DOC, localizado no Alto Douro, às margens do rio, é melhor, mas a comida do DOP é muito boa e o ambiente bonito.

Café Majestic

Não é um restaurante propriamente dito, e sim um café que serve variados acepipes e alguns pratos rápidos.

No Café Majestic, merecem destaque as suas famosas “torradas” à moda do Porto (foto abaixo), que consistem em fatias grossas de um delicioso e diferente pão de forma, que são torradas com manteiga e geralmente acompanham um “galão” (copo de café com leite!), assim como também merecem destaque as suas deliciosas Rabanadas à Café Majestic, feitas com perfeição e sobre as quais um delicioso e “conventual” creme de ovos é despejado, e, finalizando, frutas secas e uvas passas são jogadas por cima de tudo! Um show de rabanada e disso eu entendo!

famosas torradas especiais do Café Majestic Aliás, acompanhada do Galão tradicional café com leite, e ainda os pastéis de nata
IMG_3628

Se não por sua comida, é imperioso visita-lo por sua beleza, aproveitando para uma parada para um chá, um café com leite, um chocolate quente ou um cálice de vinho do porto, comendo uma torrada com manteiga e uma rabanada e admirando o incrível e maravilhoso salão totalmente Bélle Epoque! A casa foi inaugurada em 1921!

Ressalto que o Café Majestic já foi eleito inúmeras vezes, por fontes diversas, como um dos dez Cafés mais bonitos do mundoImperdível, portanto.

A cidade do Porto é a capital da região norte portuguesa, que é considerada a melhor e mais rica região gastronômica do país, o que procede totalmente e isso eu posso atestar pessoalmente, tendo em vista o meu amplo e apaixonado contato com a gastronomia em geral, mas em especial com a portuguesa! Portanto, não faltam opções variadíssimas e muito interessantes, tanto dentro da cidade do Porto, quando nas imediações..

By | 2016-09-25T09:13:33+00:00 setembro 12th, 2014|Europa, Península Ibérica (Espanha, Portugal, Andorra)|1 Comment

About the Author:

One Comment

  1. […] pela colaboradora Raquel Preto em duas publicações no Blog, uma sobre os passeios e outra sobre a gastronomia. Segundo ela, destino imperdível em Portugal e porta de acesso para toda a região nortenha […]

%d blogueiros gostam disto: